Vereador Francisco defende campanha de conscientização no trânsito

Vereador Francisco (PSB/MS) – Foto: Divulgação

A proposta de abrir discussão para humanizar o trânsito campo-grandense e assim evitar que vidas humanas sejam ceifadas em franca produtividade, conforme comentário realizado pelo vereador veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho, do PSDB, é mais uma demonstração de que “o legislativo está empenhado em buscar solução para um problema que aflige pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, enfatizando ser de fundamental importância a realização permanente de campanhas educativas sobre o cumprimento das regras estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro.

O CTB é um documento legal que define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito do Brasil, fornece diretrizes para a engenharia de tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para os diversos usuários desse complexo sistema.

As estatísticas indicam que os jovens estão no topo da lista na maioria dos acidentes de trânsito registrados em Campo Grande. “Precisamos buscar meios para frear a violência que mata e/ou deixa sequelas irreparáveis para o resto da vida”, conclamou o vereador veterinário Francisco.

Nacionalmente, a questão da violência no trânsito chega a ser estarrecedora. Anualmente, os acidentes de trânsito nas cidades e nas rodovias federais e estaduais são responsáveis por aproximadamente 50 mil mortes, além causarem mutilações na mesma proporção.

Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2014 o Brasil gastou R$ 12,3 bilhões com acidentes. Isso, só em rodovias federais. Levando em consideração os acidentes nas estradas estaduais e municipais, o valor sobe e fica em torno de R$ 40 bilhões.

Audiência pública

O tema foi discutido na quarta-feira (3) em audiência pública convocada pela Comissão Permanente de Segurança Pública, presidida pelo vereador Delegado Wellington de Oliveira, do PSDB. Todos os espaços do auditório Edroin Reverdito foram ocupados.

O evento contou com a participação da diretora de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito, Marlene Nogueira Rondon, do coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência, David Marx, do Guarda Civil Municipal, Gentilo Pereira, do tenente-coronel Amorim, representante da Policia Militar, e do presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine de Lima Bruno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo