Atentado a bomba mata pelo menos 8 pessoas no Afeganistão

O ataque suicida foi realizado contra um comboio da OTAN em Cabul, capital do país. Entre as vítimas há mulheres e crianças.

Agentes e policiais afegãos fazem a segurança no local do ataque em Cabul, que deixou 8 mortos e 28 feridos nesta quarta-feira (03/05) – Foto: Massoud Hossaini / AP Photo

Um atentado suicida ocorrido na manhã desta quarta-feira (03/05), por volta das 07h45min (horário de Brasília), em um bairro de Cabul, capital do Afeganistão, causou a morte de pelo menos oito pessoas e deixou outras 28 feridas, entre elas mulheres e crianças. O alvo do ataque foi um comboio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que trafegava em uma área de segurança máxima.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a região onde ocorreu o atentado fica localizado próximo a Embaixada dos Estados Unidos (EUA), que não sofreu danos aparentes, apesar da explosão ter sido muito forte.

Uma fonte policial afegã, que preferiu não se identificar, disse um jihadista do Estado Islâmico em um carro-bomba teria se aproximado do comboio da OTAN e detonado os explosivos, provocando a tragédia. O suspeito também morreu.

O Estado Islâmico (EI) divulgou um comunicado oficial à imprensa reivindicando para si a autoria do ataque e afirmando que o autor é um mártir.

Agentes de segurança e socorristas afegãos trabalham no local do atentado – Foto: Wakil Kohsar/AFP

Uma fonte de segurança disse à agência ‘Amaq’ que um mártir do Estado Islâmico detonou seu carro-bomba contra um grupo de forças americanas perto da embaixada dos Estados Unidos em Cabul“, diz do comunicado do EI.

Testemunhas disseram que o atentado aconteceu no Distrito Policial 9, no Centro de Cabul, durante a passagem do comboio da OTAN. A região é protegida por policiais afegãos e soldados norte-americanos, que costumam inspecionar diariamente todos os veículos que trafegam na área.

O porta-voz da OTAN, William K. Salvin, confirmou o ataque em um comunicado distribuído à imprensa, e garantiu que nenhum integrante da entidade foi morto no incidente. Alguns militares, no entanto, ficaram levemente feridos.

Socorristas transportam apressadamente a um hospital uma das vítimas do ataque terrorista em Cabul, capital do Afeganistão – Foto: Mohammad Ismail / Reuters

Nenhum deles sofreu ferimentos graves, se encontram em situação estável e estão sendo tratados em instalações médicas da coligação“, disse William Salvin.

As autoridades afegãs divulgaram agora a pouco, a informação de que no atentado de hoje em Cabul morreram oito pessoas, entre elas mulheres e crianças. Dos 28 feridos, 12 encontram-se internados em hospitais em estado grave.

O primeiro-ministro afegão, Abdullah Abdullah, condenou o ataque e disse estar profundamente triste, porque o atentado matou civis inocentes.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo