Assinatura de convênio possibilitará unidades experimentais de fruticultura em Dourados

Foto: Néia Maceno

Dourados (MS) – Antevendo as demandas da região Sul do Estado, duas importantes entidades de Dourados ligadas ao setor agrícola, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e o Sindicato Rural de Dourados, firmaram um convênio na quarta-feira (22). “Dourados receberá a segunda Ceasa do Estado. Então, já estamos pensando em pesquisas e atividades que possam contribuir com as futuras demandas da população local e entorno. O que for estudado e desenvolvido aqui contribuirá direta ou indiretamente”, afirmou o diretor-presidente Enelvo Felini.

“O sindicato tem espaço e um projeto em horticultura. Mas a gente quer otimizar esse espaço e daí o convênio. Aqui, pretendemos instalar unidades experimentais de banana, goiaba, caqui, uva, maracujá e pêssego. Tudo o que for aplicado aqui tem o objetivo de beneficiar a agricultura familiar e a sociedade em geral”, disse o presidente do sindicato presidente do Sindicato, Lúcio Damália.

As pesquisas serão coordenadas pela pesquisadora da Agraer, Cássia Vieira.  “Temos o projeto fazendinha com produção de hortaliças. O que produzimos aqui é consumido internamente, repassado a entidades da rede pública de ensino e comercializado. Há um otimismo em torno dessa parceria para potencializar Dourados”, destacou Lúcio.

Foto: Néia Maceno

Além do convênio, a Agraer também já está em articulação com o Sindicato para a programação da Expoagro. “Todos os anos a Agraer participa com palestras. Estamos conversando com a direção do evento para que possamos ter um stand dentro da Expoagro. Estamos a 50 dias do evento apenas”, pontuou Felini que frisou também, “O governador Reinaldo Azambuja está acompanhando o processo da Ceasa de Dourados, uma vez que levamos ao seu conhecimento os trâmites. Queríamos que o mesmo estivesse neste ato de assinatura, porém devido a sua extensa agenda, optamos pela assinatura na data de hoje”, justificou.

Participaram da assinatura do convênio o coordenador regional da Agraer de Dourados, Flávio Ferreira, o gerente da GDA da Agraer, Araquem Midon, o diretor do Sindicato, Gilberto Bernardi, a pesquisadora Cássia Regina Vieira, o técnico agrícola Carlos Flores e o coordenador municipal da Agraer de Dourados, André Luiz de Barros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo