Avião de carga cai no Quirguistão e mata cerca de 37 pessoas

Avião de carga da Turquia caiu nesta segunda-feira (16/01) no Aeroporto de Manas, no Quirguistão – Foto: Xinhua

Um avião cargueiro turco caiu na manhã desta segunda-feira (16/01), por volta das 07h30min (horário local), em uma área residencial que fica localizada no Bairro de Dacha-Suu, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Manas, a 25 km de distância da cidade de Bisqueque, capital do Quirguistão, causando a morte de pelo menos 37 pessoas, entre tripulantes e pessoas que estavam em terra. Há informações sobre feridos, mas até o momento as autoridades não divulgaram a quantidade de vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, entre as vítimas fatais estão os quatro tripulantes de nacionalidade turca e várias pessoas que estavam em terra, incluindo algumas crianças.

Equipes da polícia local e dos bombeiros foram acionados e rapidamente chegaram ao local do acidente. Informações ainda não oficialmente confirmadas revelam que militares do Exército do Quirguistão também foram mobilizados.

A queda do avião, modelo Boeing 747 da ACT Airlines, causou a destruição de pelo menos 43 residências, e deixou outras 15 seriamente danificadas. As causas do acidente aéreo ainda são oficialmente desconhecidas, mas serão devidamente apuradas pelas autoridades do Quirguistão e da Turquia.

Equipes de resgate procuram por vítimas em área residencial em Manas, no Quirguistão – Foto: Xinhua/Chui Oblast Government

O Ministério de Situações de Emergência do Quirguistão informou que não está afastada a possibilidade de ter havido um ataque terrorista, mas que por enquanto as autoridades do país trabalham com a hipótese de acidente, podendo ser falha mecânica ou humana.

Uma testemunha que pediu para não ter o nome divulgado disse em entrevista que o avião matou famílias inteiras, e que muitas das vítimas estavam dormindo.

O avião caiu sobre suas casas e matou famílias inteiras”, disse uma testemunha do acidente que não quis divulgar seu nome. “Não restou nada das casas, as pessoas morreram com seus filhos, muitos estavam dormindo“, disse a testemunha.

As autoridades turcas informaram agora a pouco que o avião saiu de Hong Kong, na China, e que o piloto se preparava para pousar no Aeroporto Internacional de Manas, quando houve o acidente. O destino final da aeronave era a cidade de Istambul, na Turquia.

A administração do Aeroporto de Manas informou que a visibilidade na região no momento do acidente era muito ruim, mas esclareceu que essa pode não ter sido a causa da queda da aeronave.

O Quirguistão é um país que fica localizado na Ásia Central, e já fez parte da extinta União Soviética. Possui cerca de 5 milhões de habitantes e faz fronteira ao Norte com o Cazaquistão, a Oeste com o Uzbequistão, ao Sul com o Tajiquistão e a Noroeste com a China.

Com informações das Agências France Presse e Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo