Terremoto de 5,3 graus na Escala Richter atinge o Japão

Foto: Divulgação

Um terremoto de magnitude de 5,3 graus na Escala Richter atingiu na tarde desta quarta-feira (04/01), por volta das 13h45min (horário de Brasília), a Região de Fukushima, no Leste do Japão. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas e/ou danos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o terremoto ocorreu próximo a Usina Nuclear de Fukushima, mas segundo as autoridades, ela não foi danificada.

O Centro de Sismologia do Japão informou que o tremor aconteceu por volta das 0h45min (horário local), a 60 km de profundidade, e teve seu epicentro a 15 km ao Sul de Iwaki. Até o momento não foi emitido alerta de tsunami.

Em março de 2011 um forte terremoto de magnitude de 9 graus na Escala Richter atingiu a mesma região, provocando um devastador tsunami. Cerca de 18 mil pessoas morreram e centenas encontra-se até hoje desaparecidas.

O terremoto e o tsunami de 2011, danificou a Usina Nuclear de Fukushima, tendo três reatores derreteram, provocando o vazamento de material radioativo no Oceano Pacífico.

Por causa do acidente nuclear, milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas. Até hoje as regiões afetadas pela contaminação no Japão encontram-se interditadas.

O incidente em Fukushima foi o pior desastre nuclear desde o de Chernobyl, na Ucrânia, ocorrido em 1986.

O terremoto de 9 graus na Escala Richter que atingiu o Japão em março de 2011, deixou mais de 18 mil mortos e milhares de desaparecidos – Foto: Mainichi Shimbun/Reuters

Com informações das Agências France Presse e NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo