Ciclone atinge o Sudeste da Índia e deixa cerca de 4 mortos e 15 desaparecidos

Bombeiros e policiais indianos retiram das ruas de Chennai, no Sudoeste da Índia, árvore que foi derrubada nesta segunda-feira (12/12) pelo Ciclone Vardah – Foto: Stringer/Reuters

Uma forte tempestade, seguida por um ciclone, atingiu na manhã desta segunda-feira (12/12) a Costa Sudeste da Índia, causando destruição e mortes. Há dezenas de feridos e de desaparecidos, além de milhares de desabrigados.

Dados divulgados agora a pouco pelas autoridades indianas revelam que a tempestade causou a morte de 4 pessoas, deixou outras 35 feridas e obrigou as autoridades a evacuarem cidades, tendo 23 mil pessoas sido retiradas de suas casas. Há registro de 15 desaparecidos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o Ciclone Vardah atingiu a Índia com ventos de até 140 km/h. Árvores, postes de energia elétrica, torres de transmissão de telefonia e semáforos foram derrubados. Ao todo, 23 mil pessoas ficaram desabrigadas, tendo todas sido levadas para abrigos públicos.

O Departamento Meteorológico da Índia informou que o Ciclone Vardah está seguindo em direção ao Oeste, mais precisamente em direção ao Golfo de Bengala, devendo atingir a cidade de Chennai, capital de Tamil Nadu, nas próximas horas. O Estado de Andhra Pradesh também deve ser atingido e as autoridades locais já iniciaram a evacuação das áreas onde os riscos são maiores.

O Aeroporto de Chennai foi fechado e todos os voos foram cancelados. Os pilotos das aeronaves que se aproximavam da cidade foram orientados a seguirem para outros aeroportos.

As autoridades de Chennai determinaram que os serviços de transporte fossem suspensos em toda a região, tendo sido afetados os trens os mais afetados pela medida. Escolas, universidades e estabelecimentos de entretenimento foram fechadas.

A Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (NDMA), informou que o Ciclone Vardah está encharcando as áreas agrícolas, prejudicando a colheita. As chuvas estão muito intensas, e a orientação é para que as pessoas não saiam de casa.

Ao todo, 23 mil moradores de Tamil Nadu foram levados para abrigos e centros de assistência. Há planos para a retirada de mais 5 mil pessoas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo