Com entrada franca, ASL apresenta palestra e concerto do violonista Marcelo Fernandes

Com entrada franca, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras apresenta palestra e concerto do violonista Marcelo Fernandes

Marcelo Fernandes (violonista e doutor em música) – Foto: Divulgação

Marcelo Fernandes (violonista e doutor em música) – Foto: Divulgação

Será na próxima quinta-feira (29/09), a partir das 19h, na Sala Rubens Corrêa (Centro Cultural Octávio Guizzo – Rua 26 de Agosto, 453 – nas dependências do Teatro Aracy Balabanian) o evento cultural ‘Chá Acadêmico – da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras’. E o convidado desta edição do mês é o violonista Marcelo Fernandes, doutor em música (pela USP), que baterá um papo intimista com o público, falando da sua obra e trajetória, e apresentará peças clássicas de violão solo.

Vencedor de vários concursos de interpretação instrumental, Marcelo Fernandes há anos empreende frutífera carreira internacional, realizando recitais e masterclasses em teatros, instituições de ensino musical nos Estados Unidos, Espanha, França, Suíça, Portugal, Colômbia, Chile, Bélgica e Alemanha, tendo feito a estreia europeia da obra integral para violão de Camargo Guarnieri – objeto de pesquisa de seu doutorado. Integra o quadro docente da UFMS desde 2005. Já realizou turnês por quase todos os estados brasileiros. Possui um eclético repertório que inclui obras barrocas e clássicas de compositores europeus e também compositores da música erudita brasileira, como Villa Lobos e Camargo Guarnieri e, ainda, obras dos pioneiros do violão no nosso país, como João Pernambuco, Dilermando Reis e, inclusive, um notável músico que por décadas foi atuante no nosso Estado, o violonista Levino Albano da Conceição, cuiabano, mas que morou muito tempo em Corumbá.

Atualmente numa parceria com a FCMS, e sempre aberto aos convidados, sem fins lucrativos, o “Chá Acadêmico da ASL” acontece na última quinta-feira de cada mês. Com 44 anos de fundação, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras mantém ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da autêntica arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo