Tufão atinge o Sudeste da China e deixa cerca de 1,6 milhões de pessoas sem luz

Tufão Meranti atinge o Sudeste da China e causa destruição – Foto: Chinatopix/AP

Tufão Meranti atinge o Sudeste da China e causa destruição – Foto: Chinatopix/AP

O Tufão Meranti atingiu entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira (15/09) o Sudeste da China, causando danos em várias cidades, as quais estão com o fornecimento de energia elétrica suspensas. Os ventos fortes e a chuva intensa prejudicam os trabalhos dos bombeiros e das equipes de emergência.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a tempestade tem prejudicado o sistema de transporte na região. Serviços de trens foram suspensos e dezenas de voos foram cancelados.

As autoridades chinesas informaram que por enquanto não há registro de vítimas e que ao todo 1,6 milhões de pessoas estão sem luz. Há ocorrências de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra em várias regiões.

A tempestade, registrada pelas autoridades locais como supertufão, já devastou Taiwan, perdendo força ao atingir o continente. Mesmo assim os ventos atingiram os 120 km/h ao atingirem a cidade de Xiamen.

A televisão estatal chinesa informou que muitos turistas que se preparavam para viajar no feriado de três dias, durante a comemoração do Festival do Meio de Outono, tiveram que cancelar a viagem.

Imagens de árvores caída, ruas alagadas, carros e imóveis destruídos foram veiculados nos telejornais locais.

O Tufão Meranti causou destruição e mortes em Taiwan e na China – Foto: Chinatopix/AP

O Tufão Meranti causou destruição e mortes em Taiwan e na China – Foto: Chinatopix/AP

Em Xiamen, socorristas tiveram que resgatar pessoas que estavam presas em barcos. Não há registro de vítimas.

As autoridades locais informaram agora a pouco, que nas províncias de Fujian e Xiamen há problemas com o abastecimento de água, e que o serviço de telefonia fixa e móvel foi afetado.

Algumas janelas de prédios residenciais foram estilhaçadas, cobrindo o chão de cacos de vidro. Algumas pessoas se abrigaram sob as mesas.

A Agência de Notícias Xinhua, da China, informou que o Tufão Meranti é o mais forte registrado desde 1949, quando a China foi transformada em uma República Comunista.

Todos os barcos de pesca que estavam em alto mar foram chamados de volta. Os portos foram fechados.

Em Taiwan, o Tufão Meranti, classificado como sendo de Categoria 5, causou a morte de uma pessoa e deixou outras 38 feridas. Há registro de danos significativos em várias cidades.

O Centro de Operações de Emergência de Taiwan enviou equipes para as regiões mais afetadas.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo