Terremoto deixa 16 mortos e 253 feridos na Tanzânia

Moradores de Bukoba ajudam a retirar escombros de um prédio que desabou após o terremoto deste sábado (10/09) – Foto: STR / AFP

Moradores de Bukoba ajudam a retirar escombros de um prédio que desabou após o terremoto deste sábado (10/09) – Foto: STR / AFP

O forte terremoto que atingiu a Tanzânia na manhã de sábado (10/09) já causou a morte de pelo menos 16 pessoas e deixou outras 253 feridas. O número de vítimas, no entanto, deve aumentar nas próximas horas, a medida em que as equipes de resgate consigam chegar aos vilarejos que ainda permanecem isolados.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, 15 alunos de uma escola secundária no Distrito de Bukoba, na cidade de Nsunga, que desabou totalmente, estão entre as vítimas.

Equipes da Defesa Civil e da Cruz Vermelha Internacional estão ajudando as equipes de resgate, formada principalmente por militares do Exército e bombeiros. Policiais ajudam na segurança de prédios públicos e residenciais que desmoronaram.

O governador da Província de Kagera, general Sahum Kijuu, disse que cerca de 840 edifícios foram destruídos, incluindo 44 prédios públicos, e que as buscas por sobreviventes prosseguem.

Até agora, temos a confirmação de que 16 pessoas morreram e 253 ficaram feridas. Elas estão sendo cuidadas (pelos serviços médicos) nos diferentes locais afetados pelo terremoto“, disse o general Salum Kijuu.

Uma cerimônia pública em memória das vítimas já resgatadas foi realizada na manhã deste domingo (11/09) no Estádio Nacional Kaitabe, em Bukoba, que foi parcialmente danificado. O evento contou com a presença do primeiro-ministro do país, Kassim Majaliwa.

A Cruz Vermelha da Tanzânia informou que na cidade de Bukoba foram destruídas 270 casas, e que há região encontra-se sem energia elétrica. O principal hospital da cidade está superlotado, operando acima de sua capacidade.

Moradias foram destruídas após o terremoto que atingiu a Tanzânia neste sábado (10/09) – STR / AFP

Moradias foram destruídas após o terremoto que atingiu a Tanzânia neste sábado (10/09) – STR / AFP

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que faltam medicamentos e materiais para realizar cirurgias.

Segundo Andreas Sandin, coordenador da Cruz Vermelha para a África do Leste, funcionários da entidade em outros países estão se mobilizando para enviar equipamentos, materiais e medicamentos para a Tanzânia.

Um dos moradores de Bukoba, identificado como sendo Jonathan Mbelwa, disse que saiu correndo para fora da casa onde mora com a família logo após o início do terremoto. A residência foi destruída.

Saímos correndo imediatamente. Uma parte da minha casa foi destruída. Inclusive as pessoas mais velhas asseguram que nunca viveram um terremoto tão forte nessa região“, disse Jonathan Mbelwa ao jornal tanzaniano Habari Leo.

O terremoto que atingiu a Tanzânia neste sábado (10/09) foi de 5,9 graus na Escala Richter, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês). O abalo sísmico também foi sentido nos países vizinhos, como Ruanda, Burundi, Uganda e Quênia.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo