Bancários rejeitam reajuste de 7% e mantém greve em todo o Brasil

Agência bancária em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa

Agência bancária em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa

Os bancários decidiram no fim da tarde desta sexta-feira (09/09), em assembleia realizada em todo o Brasil, rejeitar os 7% de aumento salarial oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mantendo a greve por tempo indeterminado.

De acordo com informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), 10.027 agências bancárias e 54 centros administrativos em todo o Brasil encontram-se fechadas. Os correntistas podem realizar saques e pagamentos nos terminais eletrônicos, que por enquanto estão sendo reabastecidos.

Uma nova rodada de negociações entre representantes da Contraf/CUT e da Fenaban está marcada para acontecer na próxima terça-feira (13/09) em São Paulo, capital. Segundo o porta-voz da entidade que representa os trabalhadores, espera-se chegar a um acordo que possa colocar um fim à greve.

Dados do Banco Central mostra que o país possui atualmente 22.676 agências bancárias, e que cerca de 10 mil se encontram fechadas, sendo que algumas não estão tendo os caixas eletrônicos reabastecidos do dinheiro.

Os bancários reivindicam a reposição da inflação do período, mais 5% de aumento real, a valorização do piso salarial da categoria no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24) em junho, PRL de três salários mínimos, além de melhores condições de trabalho nas agências bancárias.

Já a Fenaban oferece 7% de reajuste salarial sobre os respectivos salários, a PRL, auxílios refeição, alimentação e creche, e abono salarial no valor de R$ 3 mil. Essa proposta foi rejeitada pela categoria.

Em nota, divulgada à imprensa, a Fenaban informou que “o modelo de aumento composto por abono e reajuste sobre o salário é o mais adequado para o atual momento de transição na economia brasileira, de inflação alta para uma inflação mais baixa”.

Ainda segundo a nota da Fenaban, durante a paralisação dos bancários os clientes podem usar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas, desde que não estejam vencidas.

Os clientes e usuários também poderão efetuar saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.

Nos postos dos Correios, Agências Lotéricas e Supermercados também será possível pagar contas e faturas e realizar outros tipos de serviços que envolvam a administração pública, como pagamento de contas de água, energia elétrica e telefonia (móvel e fixa).

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo