Evento discute tendências da tecnologia na melhoria dos serviços públicos

Agile Trends GOV ocorre nos dias 9 e 10 de agosto em Brasília-DF, fomentando a troca de conhecimento e experiências sobre as principais tendências e práticas na relação entre os setores público e privado em tecnologia e gestão.

Agile Trends GOV - DígithoBrasil - Soluções em tecnologia da informação – Foto: Divulgação

Agile Trends GOV – DígithoBrasil – Soluções em tecnologia da informação – Foto: Divulgação

A tecnologia em geral e o desenvolvimento de softwares e sistemas de gestão da informação em particular contribuem para que o setor público execute suas atividades fins com mais segurança e transparência. O resultado disso é que o cidadão tem acesso aos serviços públicos de forma mais rápida e eficiente. Esta e outras questões serão debatidas no principal evento de tendências em desenvolvimento ágil de software, o Agile Trends GOV, em Brasília-DF, nos dias 9 e 10 de agosto, com expectativa de receber 300 participantes.

O evento abordará as principais tendências e práticas na relação entre os setores público e privado nos campos da tecnologia e gestão, reunindo profissionais de alto nível que compartilharão conhecimentos sobre o uso da tecnologia no setor público. “Patrocinar um encontro desse nível nos permitirá trazer um pouco desse conhecimento para o Estado e depois compartilhá-lo com nossos clientes públicos”, afirma Iara Damasceno, Assessora de Negócios na DígithoBrasil, empresa de desenvolvimento de softwares do Mato Grosso do Sul, uma das patrocinadoras do encontro.

Para Iara, a importância da Tecnologia da Informação (TI) no setor público aumenta na medida que, cada vez mais, os órgãos governamentais sentem a necessidade de modernizar suas áreas meio e a gestão da informação para focar nas atividades fins da gestão pública, cujo objetivo principal é o atendimento ao cidadão. “A adoção de soluções tecnológicas é fundamental para que, quando o gestor precisar acessar as informações para tomar decisões, elas estarão disponíveis e organizadas de forma confiável e segura”, complementa.

Esse entendimento vem ganhando espaço a cada dia no Brasil, como demonstra o exemplo do Movimento TI Maior, conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTI). A iniciativa reconhece que o setor público precisa da iniciativa privada para desenvolver o que se necessita para atender o cidadão e, principalmente, para que os serviços públicos, como por exemplo a emissão de documentos ou autorização para a entrega de medicamentos, sejam mais eficientes.

Também é essencial que esse aporte tecnológico rápido e eficiente, que ofereça as respostas corretas, também esteja ao alcance da população. “Não adianta dispor de um excelente sistema, mas que não seja acessado pelas pessoas para obter as informações e os serviços de que precisam. Exemplos disso são os aplicativos, que podem ajudar a descentralizar as informações e descongestionar o atendimento. Informações que antes demoravam até 40 dias agora são acessadas em dois ou três dias, muitas até instantaneamente”, complementa Iara.

Agilidade

Aplicada inicialmente no desenvolvimento de softwares, a Agilidade é um novo paradigma de gestão e de relacionamento entre prestadores de serviço e clientes que busca colocar a interação entre as pessoas acima dos processos e ferramentas. Anualmente, o assunto é debatido em eventos como o Agile Trends, que tem como missão “empurrar” os limites do setor de software e oferecer subsídios para soluções tecnológicas, humanizadas e inovadoras, que contribuem para uma gestão governamental mais eficiente.

Ainda de acordo com Iara, o evento na Capital Federal será uma excelente oportunidade para empresas de todo o Brasil trocar experiências e aprender mais sobre agilidade no setor governamental, e sobre como as instituições públicas e seus fornecedores vêm se tornando mais ágeis. “Essas trocas nos ajudam a oferecer à administração pública soluções em tecnologia mais aderentes à necessidade do cliente, desenvolvendo softwares e sistemas conforme a necessidade do cidadão e diminuindo desperdícios de tempo e dinheiro”, completa.

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