A luta diária do rock n’ roll no sul do País

Bandas como Dinamite Joe, Cachorro Grande, Velho Jeans são destaques no gênero no Rio Grande do Sul.

Novo ensaio da Dinamite Joe – Foto: Josué Braun

Novo ensaio da Dinamite Joe – Foto: Josué Braun

Em um país com tradição sertanejam muitos não sabem, mas, no dia 13 de julho é comemorado uma das datas mais importantes para músicos, o Dia Mundial do Rock, que, apesar de levar o ‘internacional’ no nome, é comemorado apenas no Brasil.

O evento entrou nos “calendários’ do Brasil após um dos principais eventos de Rock dos Estados Unidos, no ano de 1985, com Phil Collins, U2, Queen, David Bowie, Elton John, Paul McCartney entre outros grandes nomes, o ‘Live Aid’, que foi transmitido para mais de 1,5 bilhões de pessoas no mundo todo, em prol de pessoas que passavam necessidade na Etiópia.

O nome surgiu após Phill Collins, um dos participantes do evento, que dizia insistentemente para que aquele dia fosse considerado o “dia mundial do rock”.  A data passou a ser comemorada anualmente no Brasil quando duas rádios paulistanas especializadas em rock começaram a mencionar o dia em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular.

Hoje em dia o ‘Rock And Roll’ luta dia após dia para manter-se no mercado musical contra estilos como: sertanejo e funk.  No Sul do país bandas como Dinamite JOE, Cachorro Grande, Velho Jeans, permanecem com sua verdadeira essência do gênero em suas letras e melodias, acreditando e apostando nos fieis e amantes do estilo.

Dinamite Joe

Novo ensaio da Dinamite Joe – Foto: Josué Braun

Novo ensaio da Dinamite Joe – Foto: Josué Braun

Banda que em 2003, nascia em Feliz (RS), e hoje é uma das bandas mais expressivas do sul brasileiro. O primeiro álbum, gravado três anos após o surgimento da banda, recebeu o nome de “Pavio Curto”.  Três anos depois, em 2009, com mais experiência de mercado e de público, o grupo lançou o segundo trabalho da carreira, intitulado ‘Na estrada’. Com esse CD, a banda conseguiu manter três músicas nas rádios do Rio Grande do Sul e na boca do público. Em 2011 a banda lançou o EP “Dinamite Joe”, produzido por Rodrigo Castanho, um dos maiores produtores musicais de rock do país e que já trabalhou com Frisou e Charlie Brown Jr. Esse projeto foi uma prévia da coletânea de comemoração, lançada em 2013, quando a banda completou 10 anos de carreira, o trabalho foi intitulado ‘O outro lado’, também produzido pelo Rodrigo Castanho.

Cachorro Grande – Foto: Divulgação

Cachorro Grande – Foto: Divulgação

Atualmente Dinamite Joe lançou o novo EP ‘O Tempo’, o quarto disco na carreira da banda composta por Jorge Flores (vocal), Alexandre Steinmetz (guitarra), Jonatas Gottfried (baixo), Nei Tomazi (guitarra) e Diogo Stig (bateria). O novo EP traz 07 faixas, sendo a última uma regravação em espanhol de um dos sucessos da banda ‘Teu beijo’.

“Partindo da ideia que o tempo é finito para qualquer ser vivo, que todos nós, no fim, deixaremos apenas um legado e esse pode ser bom ou ruim, que o tempo é incerto e improvável, e por isso devemos aproveitar cada momento, apostamos na ideia de continuar fazendo o rock em sua pura essência. Queremos ser lembrados por aquilo que cantamos com vontade e não apenas ao que nos impõe. Sempre nos preocupamos com o que o nosso publico quer ouvir, qual grito daremos em nosso movimento, pois mais que música, fazemos filosofia, estória, arte. Sempre foi assim com grandes bandas internacionais e não será diferente com o nosso som”, contou Jorge.

Cachorro Grande

Velho Jeans – Foto: Divulgação

Velho Jeans – Foto: Divulgação

Cachorro Grande é uma banda brasileira de rock and roll formada em 1999, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Seus integrantes são Beto Bruno (vocal), Marcelo Gross (guitarra), Rodolfo Krieger (baixo), Pedro Pelotas (teclado) e Gabriel Azambuja (bateria). A banda tem sete álbuns de estúdio lançados e um DVD ao vivo, e também continuam apostando na essência pura do Rock.

Velho Jeans

Velho Jeans, formada em agosto de 2011, é uma banda de pop/rock, que toca exclusivamente o chamado “Classic Rock Brasil”, tendo como principais influências Barão Vermelho, TNT, RPM, Legião Urbana, entre outras grandes bandas do Rock Nacional. A proposta deste trabalho é o resgate do verdadeiro Rock Nacional, que entrou em decadência após os anos 90, trazendo de volta hits que todo mundo conhece, mas que pouquíssimas bandas tocam hoje em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo