Robert Scheidt sobe 54 posições e já está em quinto lugar no Mundial

Bicampeão olímpico conseguiu um quarto e um quilo lugares no México para encontrar a regularidade que busca para seguir em busca do 12º título do mundo na Classe Laser.

Regularidade, arma de Scheidt (Divulgação)

Regularidade, arma de Scheidt (Divulgação)

São Paulo (SP) – Após dois dias de regatas no Campeonato Mundial da Classe Laser, Robert Scheidt ganhou 54 posições. Com um quarto e um quinto lugares nesta sexta-feira (13), em Puerto Vallarta, no México, o brasileiro subiu do 59º para o 5º na classificação geral da competição disputada por 112 velejadores de 48 países. Na briga pelo seu 12º título do mundo na Laser, ele está a apenas quatro pontos do líder Tonci Stipanovic, da Croácia, (Robert tem 10 pontos perdidos e o croata 6).

Robert conseguiu saltar na tabela em função da entrada do descarte. Com isso, foi possível “desprezar” a primeira regata do Mundial, em que foi penalizado por largar escapado. Depois se recuperou e venceu a segunda prova. Com o quarto e o quinto lugares desta sexta, Scheidt começa a encontrar a regularidade que busca para chegar ao último dia disputas na briga pela medalha de ouro.

“Hoje foi melhor, apesar de não ter largado bem em nenhuma das duas regatas, pois fui muito conservador. Mesmo assim, na primeira fiz uma grande recuperação, passei em vigésimo na boia inicial e fui subindo até chegar em quarto. Na segunda, cruzei a boia em décimo e consegui terminar em quinto”, contou. “Minha velocidade está boa e os próximos dois dias serão importantes para terminar bem a fase classificatória. Depois serão mais três dias com a flotilha ouro, um novo campeonato. Aqui está fazendo bastante calor, vento forte, 14 a 15 nós, muito tempo na água, exigindo bastante do físico de todos”, acrescentou o bicampeão olímpico, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex, Deloitte e Audi, com os apoios de COB e CBVela.

Em função do grande número de velejadores, os organizadores optaram por dividi-los em duas flotilhas, cada uma com 56 atletas cada. Na primeira regata desta sexta-feira, Robert conseguiu se manter entre os líderes para cruzar na quarta posição. Na sequência, voltou para a água e manteve um bom desempenho, desta vez chegando em quinto lugar. Outros dois brasileiros disputam a competição: Bruno Fontes está em 26., com 36 pontos perdidos, e Lucas de Bueno em 104., com 149 pontos. Neste sábado (14), o Campeonato Mundial prossegue com a disputa de mais duas provas. Até dia 18 estão previstas 14 regatas.

Robert larga no meio da flotilha (vela nr. 176) (JLDigitalMedia.net)

Robert larga no meio da flotilha (vela nr. 176) (JLDigitalMedia.net)

Olimpíada – A programação da temporada 2016 é composta por etapas. O Mundial é um dos maiores e mais importantes ‘degraus’ para chegar ao objetivo máximo do ano, a Olimpíada. E o planejamento incluí, ainda, um período de treinamento no Brasil, entre 15 a 25 de junho. Depois, Robert retorna à capital carioca somente em 7 de julho, onde fará duas pequenas competições e entrará na reta final de preparação até o início dos Jogos.

O Mundial não é o primeiro degrau de Robert rumo aos Jogos Olímpicos do Rio. Em 2016, ano de sua sexta Olimpíada, ele soma dois títulos consecutivos. Após vencer, no começo de janeiro, o Brasileiro de Laser, no Rio de Janeiro, o velejador conquistou, no fim do mesmo mês, seu sexto título em Miami da Copa do Mundo de Vela. Mais recentemente, no início de abril, garantiu a prata no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca na Espanha. Na carreira são 175 títulos – 86 internacionais e 89 nacionais – além de cinco medalhas olímpicas (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze).

Maior atleta olímpico brasileiro

Cinco medalhas:

Ouro: Atlanta/96 e Atenas/2004 (ambas na classe Laser)

Prata: Sidney/2000 (Laser) e Pequim/2008 (Star)

Bronze: Londres/2012 (Star)

175 títulos – 86 internacionais e 89 nacionais, incluindo o Campeonato Brasileiro de Laser/2016 e a etapa de Miami da Copa do Mundo/2016
Laser
Onze títulos mundiais – 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013

*Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt

Três medalhas olímpicas – ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000
Star
Três títulos mundiais – 2007, 2011 e 2012*

*Além de Scheidt e Bruno Prada, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe

Duas medalhas olímpicas – prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012

Mais informações em www.robertscheidt.com.br

Twitter: @robert_scheidt

Facebook: Robert Scheidt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo