Pecuaristas conferem trabalho de precocidade sexual a fim de genética superior em Goiás

Mais de 120 pessoas, de sete estados, participam do 4º Circuito Geneplus Embrapa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os pecuaristas e técnicos de sete estados brasileiros que avaliam nesta semana o desempenho do rebanho de Goiás, debateram a seleção genética, da Fazenda Laçada, de Quirinópolis (GO). A propriedade aposta na precocidade sexual, na funcionalidade e adaptabilidade do plantel para realizar todos os acasalamentos de forma direcionada, com o objetivo de fornecer genética elevada e, agregar valor na comercialização. Essa estratégia partiu da parceria entre o proprietário da Fazenda com técnicos do Programa de Melhoramento Genético Geneplus Embrapa, que realiza até a próxima sexta-feira (16), o Circuito Geneplus, viajando por propriedades rurais de cinco cidades goianas, inseridas no projeto.

Preocupado em produzir animais que se destaquem no desempenho, o proprietário da Fazenda Laçada, Humberto Guimarães, ressalta que além do uso de tecnologias para produzir genética de qualidade é preciso ter olhar técnico para selecionar somente animais com alta capacidade. “Após a implantação do Geneplus na propriedade, conseguimos atingir as expectativas de produzir touros jovens em menor tempo”, conta o criador, que utiliza a genética a pasto em sua fazenda desde 1958.

Os resultados apresentados no primeiro dia do Circuito Geneplus Embrapa, que reuniu 120 pessoas em Quirinópolis, foi a evolução do rebanho da Fazenda Laçada, com foco no biotipo, musculatura e alto desempenho. “A seleção genética da Laçada sempre foi direcionada ao fator precocidade. Desenvolvemos um rebanho adaptado ao clima seco e quente, mas ao mesmo tempo funcional”, destaca o zootecnista e técnico do Geneplus, Luis Amadeu Cardoso, que atende a propriedade há sete anos.

Segundo o pesquisador do Geneplus e idealizador do Circuito, Leonardo Nieto, o Programa tem como objetivo levar aos criadores mecanismos para desenvolver o uso de tecnologias no campo. “Anualmente podemos comprovar a eficiência dessa parceria, em que os técnicos auxiliam os pecuaristas a produzirem com qualidade. O Programa sem dúvida agrega muito ao processo rentabilidade”, enfatiza o pesquisador.

Nesta quarta-feira (13), o circuito percorre mais 400 quilômetros e vai até o município de Jussara para apresentar os resultados obtidos em parceria com a Fazenda Santa Helena. Na quinta (14), é a vez das Fazendas Sucuri e Santa Helena (novamente) em Itapirapuã e Britânia, respectivamente. O circuito finaliza na sexta (16) em Nova Crixás, na Fazenda Barreiro Grande.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Programa Geneplus Embrapa

O Programa Geneplus é um serviço especializado de melhoramento genético animal colocado à disposição do criador (selecionador), de forma a subsidiá-lo na utilização dos recursos genéticos para a produção de genética superior. Desta forma, o objetivo da tecnologia é auxiliar o criador de gado de corte em suas tomadas de decisão na execução da seleção, na elaboração de planos de acasalamento e no suporte de atividades de comercialização. Para isto, disponibiliza as avaliações genéticas de reprodutores, matrizes e produtos.

Assim, cada criador (selecionador) pode ter um programa próprio de melhoramento genético. A proposta da Tecnologia é assessorá-lo para que sejam alcançadas metas de qualidade de produto e produtividade, com a geração e criação de animais equilibrados e harmoniosos, de acordo com as características do sistema de produção e exigências do mercado.

O Programa Geneplus atende atualmente associações e criadores das raças zebuínas (nelore e sua variedade mocha, guzerá e brahman), taurinas (caracu, hereford, limousin e senepol) e compostas (brangus, braford, canchim e santa gertrudis) em vários estados brasileiros, na Bolívia e no Paraguai.

Fonte: Rica Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo