Premiação de prefeitos de MS destaca importância do empreendedorismo na gestão pública

Cerimônia do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor aconteceu nesta quinta-feira na Capital.

Reinaldo Azambuja, governador de MS - Foto: Divulgação

Reinaldo Azambuja, governador de MS – Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (31) o auditório do Sebrae em Campo Grande recebeu gestores públicos de Mato Grosso do Sul para a cerimônia de Premiação Estadual do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A iniciativa é um reconhecimento aos gestores públicos que implementaram projetos para promover o desenvolvimento dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública.

Segundo o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), presente na solenidade, o Prêmio estimula as boas práticas na gestão pública. “É uma ação louvável. Mais do que nunca, através da gestão, temos que fazer a máquina pública realizar as entregas necessárias para a população”. Azambuja afirmou ainda que é preciso estimular o empreendedorismo para desenvolver a economia. “Basta olharmos para o número de empregos gerados pelas micro e pequena empresa”.

Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae em MS, deixou claro que o prêmio se restringe a julgar critérios ligados ao empreendedorismo, avaliação está feita por representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fundect e UFMS. “A análise aqui é feita quanto ao ambiente gerado para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Afinal, para que serviços básicos como saúde, segurança pública e educação sejam oferecidos com qualidade ao cidadão, é necessário que se tenha desenvolvimento econômico. E apoiar o microempreendedor individual, a micro e pequena empresa é pensar no futuro”.

Premiados

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Roberto Hashioka (PSDB), prefeito de Nova Andradina, foi o grande premiado do dia, já que ficou com o título de Melhor Projeto, pelo Prodinan – Programa de Desenvolvimento e Apoio à Industrialização de Nova Andradina; venceu a categoria “Inovação e Sustentabilidade”; e levou ainda o troféu “Atores do Desenvolvimento”, concedido ao município que mais realizou licitações voltadas aos pequenos negócios, cumprindo assim um dos dispositivos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para o gestor, o reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto. “O Sebrae nos colocou um desafio, que só conseguimos alcançar por meio de parcerias com universidades, o Sistema S, Governo do Estado, enfim, uma somatória de esforços”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Luiz Felipe Barreto de Magalhães (PDT), de Chapadão do Sul, foi o vencedor da categoria Lei Geral Implementada. Léo Matos (PSD), de Naviraí, faturou a categoria Compras Governamentais. Paulo Duarte (PDT), de Corumbá, sagrou-se ganhador da categoria Desburocratização. E Rogério Rosalin (PSDB), de Figueirão, venceu a categoria Pequenos Negócios no Campo. Concorreram à etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 23 municípios.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae e da Fecomércio, Edison Araújo, destacou a parceria público-privada para superar as adversidades e a adesão dos prefeitos à iniciativa. “É uma experiência em prol da coletividade. Mesmo com desafios econômicos, políticos e sociais, estes líderes municipais enxergam oportunidades”.

Acordo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante o evento, TCE/MS, Governo do Estado, Assomasul e Sebrae assinaram o Termo de Cooperação de Fomento às Compras Públicas. O acordo prevê união de esforços para estimular a aplicação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte nos municípios sul-mato-grossenses.

O conselheiro Ronaldo Chadid, vice-presidente do TCE/MS, ressaltou o caráter orientador do órgão. Segundo ele, os gestores públicos serão capacitados para cumprir a legislação que prevê benefícios aos pequenos negócios; e haverá fiscalização, para que as normas sejam cumpridas. “Para que os cidadãos dos municípios possam ter uma vida mais digna”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De acordo com Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), tanto a premiação quanto a ação conjunta acontecem em momento oportuno, já que é preciso reagir à crise econômica. “Se já tinha relevância antes, agora tem mais ainda”, afirmou. Verruck destacou que o governo estadual já tem procurado se adequar às exigências legais, com PROPEQ (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios), que realiza ações para desburocratização, capacitação de agentes públicos e empresários, entre outras medidas.

Próxima etapa

Os ganhadores participam agora da etapa nacional, que será realizada no dia 10 de maio em Brasília. Quem vencer a concorrência com outros estados da federação integrará missão técnica internacional para conhecer realidades de administrações inovadoras, criativas e eficazes de apoio do poder público aos pequenos negócios. A ideia é que essas experiências sirvam de modelo para que sejam replicadas nos respectivos municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo