Atentados a bomba matam pelo menos 20 pessoas em Bruxelas, na Bélgica

Equipes de resgate atendem os feridos na Estação de Metrô de Maalbeek, em Bruxelas, capital da Bélgica, alvo de ataques terroristas na manhã desta terça-feira (22/03) – Foto: Marija Ivoninaite/AFP

Equipes de resgate atendem os feridos na Estação de Metrô de Maalbeek, em Bruxelas, capital da Bélgica, alvo de ataques terroristas na manhã desta terça-feira (22/03) – Foto: Marija Ivoninaite/AFP

Uma série de atentados a bomba ocorrido entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (22/03) em Bruxelas, capital da Bélgica, causou a morte de pelo menos 20 pessoas, e deixou outras 75 feridas, segundo as autoridades locais. O número de mortos e feridos, no entanto, deve aumentar nas próximas horas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, houve pelo menos três explosões, tendo a primeira ocorrido por volta das 04h15min (horário de Brasília).

A Procuradoria da Bélgica informou agora a pouco que os dois primeiros ataques tiveram como alvo o Aeroporto Internacional de Zaventem, em Bruxelas, onde ocorreram duas explosões. Já o terceiro ataque aconteceu na Estação de Metrô de Maelbeek, localizada nas proximidades do principal edifício da União Europeia, que foi totalmente esvaziado.

Equipes de emergência, bombeiros, policiais, tropas do Exército e membros da Força de Segurança foram mobilizadas e interditaram as principais vias de acesso ao aeroporto e a estação de metrô, alvos dos ataques.

Policial permanece de guarda na área de embarque do Aeroporto Internacional de Zaventem, em Bruxelas, na Bélgica, onde duas bombas foram detonadas – Foto: The Int'l Spectator/Reprodução

Policial permanece de guarda na área de embarque do Aeroporto Internacional de Zaventem, em Bruxelas, na Bélgica, onde duas bombas foram detonadas – Foto: The Int’l Spectator/Reprodução

Escolas, colégios, bares, restaurantes, casas de entretenimento, aeroportos, estações de metrô e prédios públicos foram fechados. A população foi orientada a permanecer em casa e evitar aglomerações de pessoas.

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Pierre Meys, o número de mortos e feridos deve aumentar nas próximas horas.

“Há pelo menos 11 mortos em Zaventem [Aeroporto Internacional de Bruxelas]. Há também cerca de uma dezena de mortos em Maalbek [Estação de Metrô em Bruxelas], onde a explosão foi mais forte. É possível que haja mais vítimas sobre os escombros”, disse Pierre Meys.

As autoridades belgas elevaram ao máximo o nível de alerta para possíveis ataques terroristas em seu território. Os ataques aconteceram quatro dias depois da prisão de Salah Abdeslam, suspeito de ter participado ativamente dos atentados em Paris, na França, onde morreram 130 pessoas.

Na tarde de segunda-feira (21/03), a polícia belga havia dito que um cúmplice de Salah Abdeslam, identificado como sendo Najim Laachraoui, de 24 anos, ainda estava foragido, e que as chances de ataques terroristas no país eram grandes.

As autoridades belgas pediram agora a pouco a população do país que tomem precaução, evitando locais públicos onde hajam grande aglomeração de pessoas.

Com informações das Agências Reuters, France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo