Moradores protestam nus por parque ecológico em Vinhedo (SP)

Moradores de Vinhedo (SP) protestaram pelados nesta sexta-feira (26/02) na entrada da Fazenda Cachoeira – Foto: Marina Morais/Cortesia

Moradores de Vinhedo (SP) protestaram pelados nesta sexta-feira (26/02) na entrada da Fazenda Cachoeira – Foto: Marina Morais/Cortesia

Um grupo de moradores de Vinhedo, no interior do Estado de São Paulo, protestaram sem roupas na tarde desta sexta-feira (26/02), em frente a Fazenda da Cachoeira, exigindo das autoridades que transformem a propriedade em um Parque Ecológico. A área, no entanto, deve ser utilizada para construção de moradias.

De acordo com informações das Agências Estado e Brasil, alguns manifestantes preferiram não tirar totalmente as roupas, e decidiram ficar seminus.

Segundo um dos manifestantes, que preferiu não se identificar “ficar pelado é uma ótima maneira de atrair a atenção das pessoas e da imprensa, principalmente das autoridades”.

Uma manifestante que também pediu para não ser identificada, disse em entrevista que “isso [loteamento] destruiria uma parte importante da fauna e flora da região, além de prejudicar seriamente o abastecimento de água no município”.

A manifestante alega que a maioria das nascentes os rios que abastecem a cidade encontram-se em vinhedo, principalmente na área destinada ao loteamento.

Segundo fontes da Polícia Militar de São Paulo, cerca de 10 manifestantes se concentraram na entrada da Fazenda da Cachoeira, tendo alguns tirado completamente as roupas, ficando pelados.

A manifestação foi pacífica, não tendo havido necessidade de intervenção por parte dos policiais militares. O protesto, intitulado ‘Pelo Mato Até Pelado’ faz parte do Movimento ‘Parque Fazenda Cachoeira’.

O representante dos manifestantes disse em entrevista à imprensa que eles irão participar nesta segunda-feira (29/02), desta vez vestidos, de uma audiência pública para debater o Plano Diretor do município de Vinhedo, e que a Fazenda da Cachoeira fará parte da discussão.

Em nota distribuída à imprensa, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vinhedo disse respeitar as opiniões dos manifestantes e, sobretudo, o Movimento ‘Parque Fazenda Cachoeira’, mas que repudia veementemente a atitude de tirar a roupa e ficar completamente nu em local público.

Ainda segundo a nota da Prefeitura, a área onde fica localizada a Fazenda da Cachoeira é particular, e financeiramente é inviável fazer do local um parque ecológico.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo