IFMS abre 550 vagas em cursos técnicos e de qualificação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa segunda-feira, 15, editais de abertura de processos seletivos para cursos técnicos subsequentes e de qualificação profissional. No total, são oferecidas 550 vagas em seis municípios.

Para os cursos técnicos subsequentes – destinados a candidatos que já concluíram o ensino médio ou equivalente – são 200 vagas nos campi Campo Grande, Nova Andradina e Ponta Porã.

A duração mínima é de um ano e meio, com ingresso já neste primeiro semestre de 2016. As regras da seleção estão disponíveis no Edital 004/2016, publicado na Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

As outras 350 vagas são para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para qualificação profissional, com o objetivo de possibilitar ao estudante a inserção no mercado de trabalho.

Para concorrer é preciso ter, no mínimo, 14 anos e a escolaridade exigida para cada curso, de acordo com o Edital 002/2016. A oferta é para os municípios de Aquidauana, Corumbá, Nova Andradina e Três Lagoas.

O número de vagas em cada curso e município está disponível na tabela abaixo.

Inscrições – São gratuitas e devem ser feitas entre os dias 23 de fevereiro a 9 de março, exclusivamente pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Há reserva de vagas para candidatos que cursaram toda a escolaridade mínima exigida em escola pública, comprovarem renda familiar mensal bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Para concorrer, é preciso se manifestar como Beneficiário de Ação Afirmativa (cotas) no ato da inscrição.

Seleção – Será feita por meio de sorteios eletrônicos abertos ao público no dia 11 de março. Já a primeira chamada deve ser divulgada no dia 16, com matrícula entre 17 e 21.

Os cronogramas completos dos processos seletivos constam nos respectivos editais.

Vagas

Município Cursos de qualificação profissional Cursos técnicos subsequentes
Aquidauana Libras Básico (30)
Desenhista de Construção Civil (40)
Campo Grande Informática (80)
Corumbá Beneficiador de Minérios (40)
Programador Web (40)
Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga (40)
Nova Andradina Agente de Desenvolvimento Cooperativista (20) Zootecnia (40)
Operador de Computador (20)
Ponta Porã Agricultura (40)
Informática para Internet (40)
Três Lagoas Programador de Dispositivos Móveis (40)
Eletricista Industrial (40)
Reparador de Circuitos Eletrônicos (40)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo