Bombardeios aéreos deixam pelo menos 30 civis mortos na Síria

As forças armadas sírias repeliram no último sábado (16/01) um ataque contra o aeroporto e zonas residenciais da cidade de Deir Ezzor, no Leste do país. Parte da cidade encontram-se em ruínas – Foto: Divulgação

As forças armadas sírias repeliram no último sábado (16/01) um ataque contra o aeroporto e zonas residenciais da cidade de Deir Ezzor, no Leste do país. Parte da cidade encontra-se em ruínas – Foto: Divulgação

Uma série de bombardeios aéreos na província de Deir Ezzor, no Leste da Síria, causou a morte de pelo menos 30 civis, entre elas 13 crianças. Testemunhas disseram que o ataque foi realizado por caças sírios e russos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, aviões militares dos governos das Rússia e da Síria realizaram os bombardeios em uma área controlada pelo Estado Islâmico.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres, na Inglaterra, informou que o ataque tinha como objetivo os rebeldes sírios que lutam para derrubar o regime do presidente/ditador Bashar al-Assad, e não o Estado Islâmico.

“Trinta civis, incluindo 13 crianças, morreram em Tabiya Jazira [20 km a leste da cidade de Deir Ezzor] em bombardeios aéreos do regime sírio e da aviação russa”, disse o OSDH em comunicado oficial distribuído à imprensa internacional.

A província de Deir Ezzor é uma das mais ricas da região e está sob o controle do Grupo Estado Islâmico (EI). O aeroporto permanece sob o controle do Governo Sírio.

No último sábado (16/01), jihadistas do Estado Islâmico realizaram uma série de ataques para tentar se apoderar do aeroporto, mas foram repelidos por soldados do Exército Sírio.

Os combates na região já causaram centenas de mortes de civis, além de destruição de bairros inteiros. Ao todo, 130 civis, entre mulheres e crianças foram capturados pelos jihadistas do EI.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo