LBV leva experiências para encontro de educadores sociais no Mato Grosso do Sul

Na oportunidade, a Entidade apresentou suas recomendações para as áreas da Educação e da Assistência Social, destacando ainda sua inovadora linha pedagógica.

Encontro de Educadores Sociais – Foto: Genivaldo Marquiza

Encontro de Educadores Sociais – Foto: Genivaldo Marquiza

A Secretaria de Assistência Social de Paranaíba realizou, nos dias 24 e 25 de setembro, em parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV), Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o 1º Encontro de Educadores Sociais do município. O evento reuniu centenas de pedagogos para discutir os desafios e apresentar soluções que auxiliem o trabalho realizado por esses profissionais.

Na oportunidade, a LBV foi convidada a palestrar sobre o tema “O papel do educador na Assistência Social — a experiência da LBV nas ações socioeducativas”, abordando suas recomendações nas áreas da Educação e da Assistência Social. Os programas socioeducacionais da Instituição seguem os princípios da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, linha educacional criada pelo diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto, e aplicada com sucesso em todas as suas unidades de atendimento.

Oficina com o tema O papel do lúdico e da criatividade no trabalho socioeducativo – Foto: Genivaldo Marquiza

Oficina com o tema O papel do lúdico e da criatividade no trabalho socioeducativo – Foto: Genivaldo Marquiza

“Levamos a nossa experiência e a proposta pedagógica, mostrando o quanto a Legião da Boa Vontade está comprometida com os valores e a educação dos sentimentos e o quanto isso é importante no trabalho social. A LBV tem muito a compartilhar com a população para que os serviços sejam cada vez melhores”, disse a supervisora pedagógica da LBV, Regina do Nascimento.

Presente no evento, a secretária municipal de Assistência Social de Paranaíba, Leopoldina Gasperini, enalteceu a participação da Entidade. “Para nós, essa parceria com a LBV é maravilhosa, percebemos como é necessário dar esse fortalecimento aos educadores sociais. A LBV faz um trabalho maravilhoso com as crianças do nosso município”, disse. Sobre as experiências apresentadas pela Instituição em seu painel temático, pontuou: “São sugestões que só temos que parabenizar, contribui muito para a situação dessas pessoas mais vulneráveis”.

Pedagogia inovadora

Além de apresentar suas contribuições por meio do painel temático, a Legião da Boa Vontade também ministrou uma oficina com o tema “O papel do lúdico e da criatividade no trabalho socioeducativo”. A atividade foi coordenada pela pedagoga Simone Santos e a psicóloga Ana Paula Cazaroti.

Na atividade, as oficineiras explicaram como a Entidade desenvolve as habilidades intelectuais e emocionais de seus atendidos, permeando seu atendimento na inovadora linha pedagógica criada pelo educador Paiva Netto. A inovadora proposta impõe à educação um olhar mais abrangente e se preocupa em educar a criança e o adolescente em sua totalidade, formando “Cérebro e Coração”, como define o seu idealizador.

Acadêmica de Serviço Social Beatriz Cholfe – Foto: Paulo Araújo

Acadêmica de Serviço Social Beatriz Cholfe – Foto: Paulo Araújo

A linha educacional proposta pela Legião da Boa Vontade agradou aos participantes do evento. A acadêmica de Serviço Social Beatriz Cholfe, por exemplo, ficou encantada com a maneira como a Instituição alia os sentimentos aos conteúdos pedagógicos, respeitando também as experiências vividas pelos educandos. “Eu acho muito proveitoso, tanto pela parte social quanto pedagógica. É um enriquecimento para todos nós. Essa experiência vai melhorar muito o cotidiano em toda a cidade. Foi uma das melhores ideias que já tiveram aqui”.

Para Ivanildo Pereira da Silva Santos, que atua no Centro de Referência da Assistência Social de Chapadão do Sul, as experiências apresentadas pela LBV serviram para somar ao trabalho que realiza em sua cidade. “Contribuiu bastante e a parte que mais gostei foi a apresentação dos temas complexos trabalhados pela Instituição, sexualidade, drogas e a Espiritualidade Ecumênica. São três linhas fundamentais para se trabalhar com crianças e adolescentes. Vamos mostrar aos colegas a experiência que tivemos aqui e somar nas nossas ações”, comentou.

A diretora do departamento de Planejamento da Assistência Social, Mariana Leal de Souza, também avaliou a participação da LBV no evento: “Nós mencionamos para as outras instituições que a LBV é uma referência, para que visitem e conheçam os serviços oferecidos. A palestra trouxe a experiência do trabalho socioeducativo e falou sobre o trabalho do educador social com referências teóricas, científicas e com a execução de um serviço de sucesso”.

Em Paranaíba, MS, O Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Quatro de Julho, 1.011 — Santa Lúcia. Para outras informações, ligue (67) 3668-1847.

Supervisora pedagógica da LBV, Regina do Nascimento – Foto: Genivaldo Marquiza

Supervisora pedagógica da LBV, Regina do Nascimento – Foto: Genivaldo Marquiza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo