Vagão carregado com ouro é encontrado escondido dentro de caverna na Polônia

Imagem de arquivo mostra um dos túneis secretos construídos pelos nazistas na Polônia, e que foi descoberto recentemente. – Foto:  AP Photo/Arquivo

Imagem de arquivo mostra um dos túneis secretos construídos pelos nazistas na Polônia, e que foi descoberto recentemente. – Foto: AP Photo/Arquivo

Um vagão de trem carregado com barras de ouro e obras de arte, ‘pertencente’ ao Exército Nazista, foi encontrado esta semana escondido dentro de uma caverna na cidade de Walbrzych, na Polônia. Acredita-se que o veículo tenha sido escondido por soldados nazistas no fim da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, incluindo a Deutsche Welle, o trem foi encontrado por dois cidadãos, um polonês e um alemão, que se denominam como sendo ‘caçadores de tesouros’.

Moradores mais antigos de Walbrzych sempre disseram haver um vagão carregado com ouro, obras de arte e armas de guerra escondido por na região, e que o mesmo fora ocultado por soldados alemães nazistas durante a fuga diante do avanço do Exército Soviético.

Os dois ‘caçadores de tesouros’, no entanto, afirmam que somente dirão o paradeiro correto do trem caso as autoridades polonesas e alemães concordem em dar para eles 10% do valor das barras de ouro e das obras de arte, caso contrário o vagão permanecerá escondido.

Segundo os dois ‘caçadores’, a caverna onde está escondido o trem possui cerca de 140 metros de extensão, e ela é de difícil acesso.

O advogado dos dois homens, Jaroslav Chimielewiski, disse ao portal de notícias onet.pl, que seus clientes são “pessoas sérias”, e que os indícios entregues por eles “são muito fidedignos”.

Historiadores afirmam que a existência desse trem nunca foi provada, porém eles afirmam que várias obras de arte roubadas de judeus, e que milhares de barras de ouro que foram roubadas de bancos de países ocupados jamais foram encontradas e/ou recuperadas.

Autoridades locais, principalmente polonesas e alemãs, aproveitam a oportunidade para tentar recuperar tesouros desaparecidos, e que vem sendo procurados há 70 anos.

Uma funcionária do município de Walbrzych, Marika Tokarska, disse à Agência de Notícias Associated Press, acreditar que o trem carregado com ouro e obras de arte foi finalmente encontrado, e que está tratando essa informação com seriedade.

As autoridades de Walbrzych já deram sinais que estariam dispostas a atender as exigências dos dois ‘caçadores de tesouros’, cujas identidades estão sendo mantidas em sigilo. No entanto, elas garantem que somente irão atender o pedido caso a localização aonde esteja o trem se confirme, e caso eles apresentem provas irrefutáveis.

Uma historiadora local, identificada como sendo Joanna Lamparska, e que já escreveu vários livros sobre o famoso trem desaparecido, disse em entrevista não acreditar na história contada pelos dois homens, porque as referências ditas por eles, não correspondem com a topografia da área. Porém, essas coordenadas podem ter sido modificadas durante as décadas, principalmente pelo fato de regiões alemãs inteiras terem sido anexadas por países vizinhos logo após a Guerra.

O prefeito de Walbrzych convocou uma reunião com bombeiros, policiais, militares e outras autoridades com o objetivo de debater sobre a melhor forma de lidar com o trem, caso ele tenha sido realmente encontrado.

Existe a possibilidade de haver no subsolo da caverna gás metano e/ou explosivos, os quais podem causar explosões matando equipes e danificando extensas áreas ao redor do local. Os explosivos podem ter sido escondidos por soldados nazistas com o objetivo de matar soldados aliados.

A escritora Joanna Lamparska disse ainda que a região é formada por campos e montanhas, e que a área era composta por uma imensa malha ferroviária, construída por nazistas. Na região ainda existem túneis secretos camuflados que ainda não foram encontrados.

A Lenda do Trem Nazista Carregado com Ouro e Obras de Arte

Durante a Segunda Guerra Mundial, o líder alemão nazista Adolf Hitler ordenou que fosse construído na Polônia, mais precisamente na região onde fica a cidade de Walbrzych, um sistema ferroviário completo com malha ferroviária, o qual deveria ter sob as montanhas da região, túneis secretos. Na época, o objetivo era que o local pudesse abrigar um quartel militar, onde ele poderia permanecer escondido caso fosse necessário.

Segundo os historiadores, um trem nazista, supostamente carregado com barras de ouro, obras de arte e armas de guerra, deixou em abril de 1945 a cidade alemã de Breslau (hoje cidade de Wroclaw, na Polônia) e se dirigiu para a cidade de Walbrzych. No entanto, durante a viagem de 60 quilômetros, o mesmo desapareceu sem deixar rastro, e nunca mais foi visto.

Os moradores mais antigos da cidade de Walbrzych, muitos dos quais já morreram, afirmam terem visto no fim da Segunda Guerra Mundial, soldados alemães nazistas empurrando vagões para dentro de uma caverna. Por medo, eles preferiram omitir tal fato na época, com receio de retaliações por parte dos militares alemães.

As autoridades polonesas e alemães parecem acreditar na história dos dois ‘Caçadores de Tesouros’, mas preferem manter cautela. A possibilidade, segundo as autoridades, é que a história possa ser uma farsa, ou então, que ambos possam ter recebido informações de ex-soldados nazistas, ou ainda, que um deles possa se descendente de algum ex-militar alemão nazista que tenha participado do sumiço do trem.

Com informações das Agências France Presse, Deutsche Welle e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo