Escola pública em São Gabriel do Oeste (MS) desenvolve projeto pedagógico

A Escola Nilma Gloria implantou projeto pedagógico que diminui a violência, a indisciplina e desenvolve a consciência ambiental no ambiente escolar.

Foto: Victor Currales

Maria Eliane Reveschini, diretora da Escola – Foto: Victor Currales

A violência escolar é um problema recorrente não só em São Gabriel do Oeste, mas em todo o país, e o aumento no número de casos, principalmente dentro das escolas, tem gerado preocupações por parte da comunidade escolar.

Para a direção e professores da Escola Municipal Nilma Glória Gerace Gazineu localizada no Bairro Jardim Gramado em São Gabriel do Oeste, a criação de um projeto pedagógico voltado para a prevenção deste mal pode surtir efeitos positivos.

Segundo a diretora da escola professora Maria Eliane Rebeschini, há muito tempo não tem mais policial na frente da escola.

Porém, o assunto é recorrente e isso tem sido trabalhado de uma forma criativa e inovadora pela escola, discutidos nas reuniões pedagógicas e a partir daí então a criação do projeto Gincana da Disciplina que visa diminuir a ocorrência de vários problemas, num conjunto de ações e interações entre a direção do colégio, o corpo docente, pais e a própria comunidade escolar, explica a professora Eliana, ressaltando que a escola não pode se furtar de trabalhar este tema.

Foto: Victor Currales

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Dessa forma a escola Nilma Glória, no papel de educar pelos valores humanos, respeitando a pluralidade cultural, social e religiosa, desenvolveu um trabalho voltado para o exercício dos valores de cidadania buscando diminuir a questão da violência no âmbito escolar, a falta injustificada e estimular a consciência ambiental, promovendo o melhoramento das relações cotidianas e estimulando atitudes de qualidade de cada um na busca do sucesso pessoal e profissional dentro de um ambiente coletivo.

Metodologia

Buscando o envolvimento dos atores desse protagonismo a escola criou uma gincana com tarefas a serem cumpridas entre os alunos do 3º ao 7º ano, sendo que cada turma compete entre si em cada turno. As regras a serem cumpridas são: Assiduidade, Pontualidade participação em sala de aula e recolhimento de garrafas pet e óleo para descarte, todos os itens avaliados são anotados em um caderno denominado “diário de bordo” e cada tarefa não cumprida, a equipe toda perde pontos dentro de uma tabela e calendário que rege a gincana denominada Gincana da Disciplina “Menos que vale Mais”.

Foto: Victor Currales

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Para a professora Inês Pereira dos Santos, o projeto tem sido fundamental para a escola e destaca o envolvimento e a evolução de todos os participantes tanto nas questões disciplinares quanto no desenvolvimento de uma consciência ecológica e nas questões ambientais.

“Encontramos na gincana a fórmula para resolver dois grandes problemas como o combate à violência e indisciplina escolar e a questão ambiental do município estimulando e valorizando atitudes e relacionamentos e hoje o projeto é a menina dos olhos da escola”, conclui a professora Inês.

Segundo e diretora Maria Eliane Rebeschini, a missão pedagógica da escola é assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e permanência num ambiente de criatividade e respeito ao próximo os alunos são levados a reflexão sobre sua valorização enquanto cidadão com essas mudanças de atitudes por isso esse e outros projetos desenvolvidos na escola tem a prioridade da formação integral dos alunos educando-os e resgatando sua cidadania com reforço da autoestima mesmo sendo em escola inserida num bairro periférico com muitos desafios sociais, econômicos e humanos.

Foto: Victor Currales

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“A gincana resolveu 80% dos problemas da escola e promove uma disputa onde o objetivo se caracteriza pela busca da disciplina e na arrecadação do óleo de descarte e garrafas pet o que contribui para melhorar o meio ambiente, a escola vendo o óleo, faz sabão para a limpeza geral e as garrafas pet arrecadadas vão para o projeto Luzes do cerrado que as compra, além disso só temos a comemorar, pois estamos promovendo e melhorando a educação de nossos alunos em princípios voltado aos valores sociais, ao respeito a si e ao próximo, valorização do espaço escolar, diminuindo a indisciplina em sala de aula e promovendo uma educação de qualidade, formando cidadãos conscientes do espaço em que vivem, valorizando o meio ambiente”, finalizou a diretor Maria Eliane.

Nossa reportagem ouviu os alunos da turma ganhadora do último mês que ganhou uma viagem a Campo Grande com direito a uma sessão de cinema no shopping e todas são unânimes em dizer que estão felizes e que a gincana mudou o sentido de suas vidas.

A aluna do 7º ano, Tasla Priscila Marques de 12 anos, resumiu sua experiência com a gincana dizendo. “Gostei muito e estou empolgada com os resultados dentro da sala de aula como em casa e a viagem como prêmio este mês me deixou muito feliz porque eu nunca tinha ido num cinema de verdade”, exultava feliz a aluna com os olhos brilhantes de felicidade.

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