Contran adia prazo para exigência de Novo Extintor ABC para outubro

Esta é a segunda vez que o prazo é prorrogado devido à falta de equipamentos no mercado

Extintor automotivo (Foto: KDM)

Extintor automotivo (Foto: KDM)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para 1º de outubro de 2015 o prazo para a exigência do novo tipo de extintor ABC para carros. Segundo o órgão, o objetivo é garantir que haja disponibilidade suficiente do equipamento no mercado antes de punir os motoristas que estiverem com o carro irregular.

Conforme o site antecipou, o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, havia solicitado ao Contran o adiamento a pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Incêndio e Cilindos de Alta Pressão (Abiex). A associação afirma que não teve tempo hábil para abastecer o mercado. No entanto, o primeiro prazo para que os motoristas equipassem os carros com o extintor ABC era 1º de janeiro deste ano. Por falta de estoque do produto nas lojas, a data foi prorrogada para abril e, posteriormente, para 1º de julho.

Segundo o Denatran, o novo tipo de extintor “garante maior segurança aos motoristas e passageiros. Os extintores ABC são os mais modernos e atendem todas as classes de incêndio”, afirma. No entanto, entidades como a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) contestam a obrigatoriedade de extintores em carros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo