1º TEC Nordeste mostra investimentos em pesquisas de sorgo e milho na região

Evento acontece nos dias 9 (quarta) e 10 (quinta) de agosto em Limoeiro de Anadia, AL, focado no desenvolvimento de sementes de cereais para a agropecuária nordestina.

São 78 híbridos, sendo 52 de sorgo e 26 de milho. Tudo isso ocupando parcelas de estudo e avaliação em uma área de 10.000 m2. Pela primeira vez o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD Nordeste) da Latina Seeds (uma parceria com a Fazenda Jequiá dos Grungas, em Limoeiro de Anadia (AL) estará aberto para visitação. Será nesta quarta (09.08) e quinta-feira (10.08), com a realização do 1º TEC Nordeste, evento de recepção a um seleto grupo de produtores, técnicos, investidores e formadores de opinião.

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD Nordeste) Latina Seeds, em Limoeiro de Anadia, no Estado de Alagoas. (Foto: Eduardo Simoneti)

Todos poderão, não só conhecer, mas também se informar detalhadamente sobre as pesquisas em desenvolvimento, focadas, sobretudo, para a região do Sealba (acrônimo de Sergipe, Alagoas e Bahia), território delimitado nos Tabuleiros Costeiros, considerado a nova fronteira agrícola nordestina.

Nos dois dias, a programação terá início às 8 horas, com uma recepção e café da manhã para os convidados. Em seguida haverá uma apresentação institucional seguida de um giro de campo nas áreas de pesquisa com a Linha Sorgão (Gigante, Forrageiro e Granífero) e Linha Milho. O encerramento está previsto para às 11 horas. Todos os convidados (e somente eles) devem confirmar a participação antecipadamente pelo fone/whatsapp 85-99612-5833.

A equipe de recepção da Latina Seeds será capitaneada pelo seu gerente comercial regional centro/norte, Thiago Rodrigues. Junto a ele estarão a analista de desenvolvimento de mercado, Steffi Veiga; o consultor técnico de vendas, Gustavo Santos e o auxiliar técnico Pedro Silva.

Oportunidade

O Sealba se consolidou como nova fronteira agrícola nos últimos anos. Há uma década, cultivo de grãos na região ainda era coisa de utópicos. Pesquisas identificaram, no entanto, uma área conjugada entre os estados da Sergipe, Alagoas e Bahia com histórico pluviométrico igual ou superior a 450 mm concentrado ao longo de seis meses, quantidade e período suficientes para cultivo de grãos em sequeiro.

Esta chuva é concentrada entre abril e setembro, justamente no período seco no Brasil Central. Dessa forma, a safra de grãos no Sealba tem ciclo invertido se comparado com as principais regiões produtivas do Brasil. A semeadura geralmente acontece entre abril e junho (quando começa a colher a safrinha no Cerrado) e a colheita entre agosto e outubro (quando se inicia o plantio da safra de verão no Brasil Central). O CPD Nordeste da Latina Seeds, trabalha, portanto, na pesquisa e desenvolvimento de materiais específicos para as condições da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo