1º Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSAN/Campo Grande em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania – SAS e os municípios de Ribas do Rio Pardo, Dois Irmãos do Buriti, Nova Alvorada do Sul, Jaraguari, Terenos, Bandeirantes, Sidrolândia, realizarão a 1ª Conferencia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A conferência acontecerá no dia 26 de Junho de 2015 no Instituto Mirim de Campo Grande, situado a rua Anhanduí, 294 – Centro, com a finalidade de promover a soberania alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN na esfera do governo municipal e com a participação da sociedade, bem como construir compromissos para efetivar o direito humano a alimentação adequada e saudável previsto no artigo 6º da Constituição Federal.

A conferência terá como tema principal “Comida de verdade no campo e na cidade por direito e soberania alimentar”, abordando três eixos temáticos:

Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar;

Eixo 2 – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública;

Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN.

A 1º Conferencia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional ocorre após quase dez anos da promulgação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, e após cinco anos da publicação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, decreto Nº 7.272/2010. Desta forma, muitos passos foram dados no sentido de fortalecer uma política de Estado voltada para a Segurança Alimentar e Nutricional – SAN.

A consagração da alimentação como direito básico previsto na Constituição Federal significou o reconhecimento da SAN como direito de todos, responsabilizando o Estado pela sua garantia e demandando da sociedade efetivo engajamento.

A saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome, em 2014, e a melhoria de vários indicadores nos últimos anos são resultados da implementação de um conjunto de políticas voltada para a garantia de uma alimentação adequada e saudável para todos.

Mas o Brasil ainda é um pais com extrema desigualdade social. Sendo assim, este é o momento de fortalecer a Política Nacional de segurança Alimentar e Nutricional e avançar na implementação dos princípios da soberania alimentar e do direito humano a alimentação adequada.

A conferência contará com 150 participantes, tendo como público alvo sociedade civil, governo, população indígena, comunidade negra, comunidades tradicionais, população de matriz africana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo