Helicóptero cai no Sul da Noruega e mata pelo menos 11 pessoas

Equipes de resgate trabalham em uma área costeira da cidade de Bergen, no Sul da Noruega, aonde um helicóptero caiu nesta sexta-feira (29/04), causando a morte de 11 pessoas – Foto: Bergens Tidende/ NTB via Reuters

Equipes de resgate trabalham em uma área costeira da cidade de Bergen, no Sul da Noruega, aonde um helicóptero caiu nesta sexta-feira (29/04), causando a morte de 11 pessoas – Foto: Bergens Tidende/ NTB via Reuters

Um helicóptero com 13 ocupantes caiu na manhã desta sexta-feira (29/04) na cidade de Bergen, no Sul da Noruega, causando a morte de pelo menos 11 pessoas. A aeronave ficou totalmente destruída, e as causas do acidente aéreo ainda são desconhecidas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o helicóptero voltava da Plataforma de Gás e Petróleo Güllfaks B, localizada no Mar do Norte, quando aparentemente o piloto teria perdido o controle da aeronave, fazendo-o cair. As autoridades norueguesas acreditam que todas as pessoas que estavam a bordo morreram, apesar de apenas 11 corpos terem sido encontrados até o momento.

Equipes de emergência continuam os trabalhos de busca e salvamento, mas as péssimas condições climáticas na região dificultam a visibilidade, impedindo-os de se aproximarem do mar.

A Plataforma de Gás e Petróleo é operada pela Empresa Statoil, mas até o momento ela não divulgou um comunicado oficial à imprensa. Um representante, que preferiu não se identificar, disse a jornalistas que a diretoria mobilizou embarcações e helicópteros para ajudar nas buscas.

As autoridades norueguesas informaram que as causas do acidente ainda são desconhecidas, mas que elas serão investigadas. Uma fonte que pediu para não ser identificada relatou que a manutenção do helicóptero que caiu foi atrasada por duas vezes.

Uma fonte da Empresa Statoil, que também pediu o anonimato, disse que 13 pessoas estavam a bordo da aeronave, sendo 11 passageiros e 2 tripulantes.

Testemunhas do acidente disseram que viram a queda do helicóptero, tendo o aparelho, assim que tocou o solo, explodido. Destroços da aeronave foram encontrados no mar e em uma ilha próxima.

As emissoras de TV da Noruega, a NRK e a TV2 mostraram imagens do acidente aéreo, nas quais é possível ver colunas de fumaça emergindo de uma determinada área de mar, aonde se localizam pequenas ilhas.

A esperança das autoridades policiais e das equipes de resgate é que as duas pessoas que se encontram desaparecidas possam ainda estar vivas, apesar de feridas, em alguma ilha.

A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, disse que a tragédia era “horrível”, e que o governo se solidariza com os familiares das vítimas.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo