A 100 dias da Olimpíada, Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam ao Rio de Janeiro

O projeto Caravana do Esporte conta com o financiamento do Itaú, da Rede, Mondelez, EDP, Abbott e Ticket, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

A Caravana do Esporte chega ao Rio de Janeiro (Célia Santos/ IEE)

A Caravana do Esporte chega ao Rio de Janeiro (Célia Santos/ IEE)

São Paulo (SP) – Faltando pouco mais de cem dias para a Cidade Maravilhosa receber os Jogos Olímpicos de 2016, grandes nomes do esporte brasileiro já estarão agitando a capital fluminense. Ana Moser (vôlei), Magic Paula (basquete), Luana Bartolo (remo) e Juliana Veiga (snowboard) são presenças confirmadas na Caravana do Esporte e Caravana das Artes, de segunda (25) a quinta-feira (28), em Vila Isabel. Além delas, artistas e personalidades farão a festa para mais de 3 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino e de projetos educacionais do sistema Firjan/Senai e para professores e educadores de um dos grandes complexos de favelas do Rio, o Morro dos Macacos, com atividades esportivas e artísticas durante quatro dias.

A abertura oficial dos projetos será na segunda-feira (25), a partir das 17h, na Vila Olímpica Artur da Távola, que será sede de todo o evento. O show inicial das Caravanas terá a participação de lideranças da comunidade, moradores, profissionais de educação, esportes e cultura do município, gestores públicos e professores de educação física dos núcleos esportivos, além de mestres de cultura da Escola de Samba Unidos da Vila Isabel e das crianças que formam a Escola de Samba Mirim.

Magic Paula (Marcos Mesquita/Divulgação)

Magic Paula (Marcos Mesquita/Divulgação)

Projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE), presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, as Caravanas levam, mensalmente, atividades esportivas e artísticas a municípios e comunidades do interior do Brasil, escolhidos em conjunto com o UNICEF.

Contando com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Esporte & Lazer do Rio de Janeiro, as atividades serão realizadas das 8h às 17h, na Vila Olímpica. Serão montadas oito miniestações esportivas, com modalidades que estarão presentes nos Jogos (vôlei, basquete, tênis, futebol, lutas, handebol e atletismo), além de slack-line, uma das preferidas das crianças. Os atletas convidados irão visitar essas estações da Caravana do Esporte e as oficinas de formação de professores em Esporte Educacional.

Para Luciano Ferreira, representante da comunidade e administrador geral da Vila Olímpica Artur da Távola, a expectativa para o evento é grande. “Todo o espaço será mobilizado para receber as duas caravanas e apoiar a participação dos nossos alunos e professores”, afirma.

Seminário “Esporte e Arte: Escala e Efeito” – Com 2,6 milhões crianças e jovens atendidos direta e indiretamente em 11 anos, a Caravana do Esporte e da a Caravana das Artes debaterá, nesta etapa carioca, no seminário “Esporte e Arte: Escala e Efeito”, organizado pelas duas Caravanas, a ação das políticas públicas para garantir o direito de todos brasileiros à prática regular do esporte e ao fazer artístico nas etapas de desenvolvimento.

Ana Moser, presidente do IEE e medalhista olímpica, estará presente (Luiz Doro/adorofoto)

Ana Moser, presidente do IEE e medalhista olímpica, estará presente (Luiz Doro/adorofoto)

O seminário tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e será na sexta-feira (29), das 8h às 18h, no Centro de Convenções da entidade. Estarão presentes artistas e atletas engajados, como Ana Moser; a cantora Margareth Menezes; e Diogo Silva, campeão pan-americano de taekwondo; além de diretores da DISNEY e da ESPN; representantes do UNICEF e do Programa Sesi Cidadania Atleta do Futuro, especialistas, professores e gestores públicos.

A medalhista olímpica Ana Moser defenderá a discussão sobre como aumentar a carga de atividade física que as crianças fazem atualmente. “Temos de ter mais oportunidades de prática do esporte, para se chegar a, pelo menos, às cinco horas semanais recomendadas”, afirma a presidente do IEE.

“O seminário será uma excelente oportunidade de unir forças e discutir alternativas para garantir o esporte e a arte, em escala, para todo o país”, analisa Alexandre Arena, coordenador do projeto Caravana do Esporte.

Responsabilidade social e educação – Com um arco de financiadores voltados para investimentos em ações de responsabilidade social, a Caravana do Esporte, realizada pelo Instituto Esporte e Educação, chega ao Rio de Janeiro com patrocínios do Itaú, da Rede, da Mondelez, EDP, Ticket e Abbott, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal. Já a Caravana das Artes é uma realização do Ministério da Cultura com o Instituto Mpumalanga, e tem patrocínios: Mondelez, Itaú, Ticket, EDP e Abbott.

Crianças, jovens, professores e gestores da Vila Isabel serão atendidos (Célia Santos/ IEE)

Crianças, jovens, professores e gestores da Vila Isabel serão atendidos (Célia Santos/ IEE)

Sobre os projetos – Mais de dois milhões e seiscentas mil crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, em 110 municípios de 22 Estados brasileiros, desde 2005. Mais de 40 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos.

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte” e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Fundação Mondelez International, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Grupo Baumgart, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai

Mais informações no site do IEE: www.esporteeducacao.org.br/ e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Um Comentário sobre “A 100 dias da Olimpíada, Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam ao Rio de Janeiro”

  1. Djanir disse:

    Participei da Caravana do Esporte em 2011 na Vila Aliança,e no Alemão doi.um apendizado gratificante para mim.Obrigada ppr mais essa oportunidade de participar novamente agora na Vila Olimpica de Vila Isabel.bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo