Embarcação com imigrantes naufraga no litoral da Grécia e 16 pessoas morrem

Foto: AFP/Divulgação

Uma embarcação com imigrantes naufragou na manhã deste sábado (17/03) próximo à Ilha de Agathonisi, no Sul da Grécia, causando a morte de pelo menos 16 pessoas. Outras 12 estão desaparecidas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o naufrágio aconteceu próximo ao Arquipélago do Dodecaneso, no Mar Egeu, nas imediações da Turquia.

Equipes de busca e salvamento da Grécia e da Turquia foram mobilizadas e rapidamente chegaram ao local da tragédia. As Guardas Costeiras dos dois países também ajudam no socorro às vítimas e nas buscas dos desaparecidos.

O Ministério de Migração da Grécia informou agora a pouco que três sobreviventes chegaram a terra nadando, sendo duas mulheres e um homem. Todos disseram as autoridades policiais gregas que a embarcação estava transportando cerca de 20 refugiados.

A Grécia disponibilizou para o socorro às vítimas cinco embarcações da Guarda Costeira, uma da Marinha, um navio Frontex, três helicópteros, três navios de pescadores e várias outras embarcações particulares. Já a Turquia disponibilizou três embarcações da Guarda Costeira.

Até o momento as equipes conseguiram resgatar os corpos de 16 vítimas fatais, sendo 4 homens, 5 mulheres, 4 adolescentes e 3 crianças.

O ministro de Migração da Grécia, Dimitris Vitsas, expressou sua dor pelo naufrágio e pelas mortes e afirmou que o governo grego está acompanhando de perto esta tragédia. As causas do naufrágio ainda são oficialmente desconhecidas.

Esta nova tragédia em Agathonisi ressalta da pior e mais triste forma como a vida humana não pode depender nem dos interesses dos traficantes e nem dos Estados. Está claro que a solução está na proteção das pessoas, nos procedimentos e rotas seguras para os refugiados e imigrantes”, disse Dimitris Vitsas.

O naufrágio de hoje envolvendo um barco com imigrantes/refugiados é a primeira tragédia humanitária ocorrida este ano no litoral da Grécia. Ainda não há informações sobre o piloto da embarcação.

A Ilha de Agathonisi fica localizada ao Norte do Arquipélago de Dodecaneso, separada por 18 km de mar do litoral da Turquia.

Desde a assinatura do acordo de migração entre a Turquia e a União Europeia, que completará dois anos no domingo (18/03), o número de chegadas de refugiados ao litoral grego caiu cerca de 95%.

Apesar desta queda significativa, quase todos os dias chegam embarcações oriundas de outras regiões trazendo imigrantes e, por essa razão, os campos de refugiados na Grécia continuam lotados.

Com informações das Agências Reuters e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo