Naviraí (MS) conquista curso de agronomia

Antigo sonho regional hoje é realidade, graças ao apoio de Instituições, como da Copasul.

Presidente da Copasul, Gervásio Kamitani, durante aula inaugural do curso em Naviraí – Foto: Divulgação

Naviraí teve recentemente uma importante conquista para o desenvolvimento do agronegócio e do ensino regional: a efetivação do curso de agronomia pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), com uma turma de 40 alunos já em andamento. O curso era uma demanda antiga do município, e uma das instituições que apoiaram essa a ação foi a Copasul.

“O Instituto chegou em Naviraí em 2014 e desde então recebíamos a demanda para oferecer um curso voltado à Agronomia. Sabemos que em Naviraí e em todo o Mato Grosso do Sul o agronegócio é muito forte e com o curso a qualificação dos profissionais será ampliada, pois nós vamos formar profissionais que tenham uma noção das particularidades da região. Ressalto a parceria da Copasul desde início deste projeto, iniciada com o Sr. Sakae e agora com o Gervásio e Diretoria atual, incluindo o Nélson Antonini, Everaldo Jorge dos Reis e o Antônio José Meireles Flores, o Tuca, que foram agentes fundamentais para esse Campus Agrícola e principalmente para a fazenda experimental, que está em fase final de negociação com o aporte de logística, político e até financeiro da Copasul e de seus cooperados. Dessa forma, vamos alavancar de forma exponencial as aulas didáticas e conseguir maiores resultados”, explicou Matheus Bornelli de Castro, Diretor do Campus do IFMS.

Matheus Bornelli, Diretor do Campus do IFMS Naviraí, junto com alguns dos alunos do curso – Foto: Divulgação

Para o Presidente da Copasul, Gervásio Kamitani, a conquista era um antigo sonho e representa um marco para o agronegócio regional. “Eu, como engenheiro agrônomo e como produtor rural tinha o sonho de ver isso se concretizar, e com certeza trará grandes benefícios para Naviraí e região, porque teremos profissionais adaptados à realidade regional. Estamos em fase de demarcação da área e trâmites legais para a aquisição da Fazenda Experimental, e agradeço a Companhia Matte Larangeira, proprietária da Fazenda Santa Rosa, que fica em frente às futuras instalações do Instituto Federal, na pessoa do Diretor Raul Mendes Prates, pois foi através desta parceria que vamos viabilizar uma área da Companhia para a Fazenda Experimental. Também agradeço aos cooperados da Copasul, pois muitos deles contribuíram para a vinda do curso”, disse Gervásio.

O curso atraiu estudantes da região e outros Estados, incluindo o Pará, como é o caso do jovem Arthu Ferreira Souza Prado, que veio de Altamira. “Vim fazer agronomia aqui em Naviraí porque era um sonho que tinha desde criança. Estou com perspectivas muito boas e até quem sabe um dia me tornar professor aqui no IFMS”, disse o jovem. Jovens do Paraná também estão entre os estudantes, “Eu vi uma forma de crescimento pelo potencial da região.  A até o próprio nome IF tem um peso significativo em relação a estrutura educacional e foi um dos motivos que me atraiu”, disse João Victor Damaceno Silva, de Ubiratã.

Para muitos jovens de Naviraí, o curso de agronomia no município também era um antigo sonho, como é o caso da jovem naviraiense, Nathalia Fabiane Gomes, “Esperei e torci para que o curso viesse e hoje é um sonho realizado. É um incentivo muito grande para o agronegócio local, e ter a faculdade hoje incentivando os alunos e incentivando a população a estudar é fundamental”, disse Nathalia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo