Tiroteio em escola dos EUA deixa 17 mortos e 14 feridos

O atirador já foi identificado. Ele é um ex-aluno de 19 anos e usou um rifle AR-15 para matar colegas e professores.

Equipe de emergência socorre vítima em escola dos EUA, alvo de um ataque nesta quarta-feira (14/02) – Foto: John McCall/South Flórida Sun-Sentinel via AP

Subiu para 17 o número oficial de vítimas fatais no tiroteio ocorrido nesta em uma escola de Parkland, no Estado Flórida, região Sudeste dos Estados Unidos (EUA). O suspeito foi identificado como sendo Nikolas Cruz, de 19 anos, um ex-aluno da Stoneman Douglas High School.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias o número oficial de feridos é de 14 vítimas, que foram socorridas e encaminhadas às pressas a hospitais da cidade.

O xerife do Condado de Broward, Scott Israel, disse em entrevista coletiva que das 17 vítimas fatais, 12 morreram dentro da escola; 2 do lado de fora do prédio, 1 em uma rua próxima, quando tentava fugir; e outras 2 quando estavam sendo atendidas por paramédicos.

Há relatos de que brasileiros estariam dentro do prédio, tendo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) do Brasil confirmado a informação. O Consulado do Brasil na Flórida informou que todos os cidadãos brasileiros estão bem e que eles nãos e feriram.

Estudantes deixam o prédio da escola na Flórida (EUA) e são escoltados por agentes da SWAT – Foto: Mike Stocker/South Florida Sun-Sentinel via AP

O suspeito também foi ferido e ele permanece internado em um hospital sob forte escolta policial. Ele teria sido expulso da escola por motivos disciplinares.

Testemunhas disseram que o suspeito entrou tranquilamente no prédio da escola por volta das 14h35min (horário local) desta quarta-feira (14/02) e logo depois ele disparou o alarme de incêndio, fazendo com que todos deixassem as respectivas salas de aula.

Em seguida, ele começou a atirar nos alunos e professores, que assustados correram. Alguns voltaram para dentro das salas de aula, enquanto outros tentaram sair do prédio.

Socorristas resgatam corpo de vítima no tiroteio em escola da Flórida (EUA), que deixou 17 mortos e 14 feridos – Foto: John McCall/South Florida Sun-Sentinel via AP

O Jornal ‘Miami Herald’ divulgou a informação de que professores e alunos que conhecem Nikolas Cruz são unânimes em afirmar que o jovem é uma pessoa problemática, que ameaçava a todos e destruía o patrimônio da escola.

Ele não tinha autorização para entrar no prédio da escola e que no ano passado, ele recebeu uma solicitação para deixar o local.

A Polícia de Coral Springs pediu a todos que evitem a região onde fica localizado a Marjory Stoneman Douglas High School, que permanece fechada e isolada. Um hotel próximo está sendo utilizado para o reencontro de alunos e seus pais.

Policiais de Parkland e da SWAT, além de agentes do FBI estão no local em busca de evidências. Policiais do esquadrão antibombas está neste momento vistoriando os prédios da escola em busca de explosivos.

Policiais prendem o suspeito, um jovem de 19 anos que é um ex-aluno da escola. – Foto: Reuters

Somente após essa varredura é que policiais e agentes do FBI poderão entrar nos prédios da Marjory Stoneman Douglas High School.

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, foi informado sobre o ataque e postou uma mensagem no Twitter: “Nenhuma criança, professor ou qualquer outra pessoa jamais deveria se sentir insegura em uma escola americana“.

Imagens de TV divulgadas ontem mostram vários estudantes deixando o prédio com as mãos levantadas e sendo escoltadas por agentes da SWAT. Todos estão sendo identificados antes de serem liberados.

Com informações das Agências Associated Press, Reuters e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo