Mais de 100 professores de Pernambuco são capacitados em esporte educacional por projeto do IEE

Formações serão em Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata, nos dias 1, 2 e 3 de agosto.

O Formação Continuada estará em dois municípios de Pernambuco nesta semana (IEE/ Divulgação)

São Paulo (SP) – O projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública terá uma semana agitada em Pernambuco. Nos dias 1, 2 e 3 de agosto, o projeto estará nos municípios Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata para a realização de dois módulos de formação, com a participação de 110 profissionais da educação da região. O projeto conta com o patrocínio da Mondelez International Foundation e da Mondelez Brasil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal, e faz parte do Programa Ação Saudável. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Em Vitória de Santo Antão, a capacitação será realizada nos dias 1 e 2 de agosto, na Escola Joaquim Krause Gonçalves, no bairro Lídia Queiroz. São esperados 50 professores da rede pública municipal, que irão construir o plano de ação para o município, sobre o tema Escola Ativa, com a orientação dos profissionais do IEE.

“O objetivo principal será de transformar os espaços ociosos da escola em espaços com atividades de esporte educacional, lembrando que cada escola construirá o seu, de acordo com sua realidade e possibilidade de transformação”, comenta Fabio Mamel, subcoordenador do IEE. Ele e Amauri Santana são os responsáveis pela formação.

“O plano de ação é o primeiro passo para a transformação de ambientes escolares. Um dos objetivos do tema Escola Ativa é de dar possibilidades para a criança brincar e explorar diferentes espaços da escola. Uma sistematização de atividades de esporte educacional pode ser uma excelente estratégia para tornar a escola um espaço para desenvolver metodologias ativas”, completou Mamel.

Serão mais de 100 professores capacitados em Pernambuco (IEE/ Divulgação)

São Lourenço da Mata – Já no município de São Lourenço da Mata, o segundo módulo de formação do ano terá a presença de 40 professores da própria cidade, de Escada e Gloria do Goitá. Nos dias 2 e 3 de agosto, das 8h às 17h, no Colégio Apolônio Sales, no bairro Chã da Tabua, será trabalhado com os participantes o tema Esporte Educacional: inclusão de todos.

“A nossa expectativa para mais esse módulo em São Lourenço da Mata é que os participantes consigam ampliar seus conhecimentos, além de poder aplicar os conteúdos em suas aulas no dia a dia”, disse Raquel Clementino, subcoordenadora do IEE, que, junto a Pedro Regis, também do IEE, são os responsáveis pela capacitação.

Ainda fazendo parte do projeto, no dia 3, será realizada a segunda formação sobre Escola Ativa, com objetivo de aprofundar os conceitos e as práticas sobre metodologias ativas. São esperados 20 profissionais, entre gestores, diretores, coordenadores e professores de educação física.

Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu quinto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto atua em 20 cidades de sete estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco e Goiás) para capacitar mil professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

O IEE já contribuiu para a formação de mais de 35 mil professores (IEE/ Divulgação)

Serviço

Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública –Vitória de Santo Antão (PE)

Data: Terça (1) e quarta-feira (2)

Horário: 8h às 17h

Local: Escola Joaquim Krause Gonçalves (R. C, 234 – bairro Lídia Queiroz)

Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – São Lourenço da Mata (PE)

Data: Quarta (2) e quinta-feira (3)

Horário: 8h às 17h

Local: Escola Colégio Apolônio Sales (avenida 8 de Maio, s/n – bairro Chã da Tabua)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 35 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Mondelez International Foundation, Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Monsanto, Cielo, Ultra, Verde Asset Management, Novelis, Dow, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Fábrica Carioca de Catalisadores, IBM, Roche, BTG Pactual, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Bridgestone, Vedacit, Instituto Vedacit, Desenvolve SP e Bloomberg.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai

Site: www.esporteeducacao.org.br/

Facebook: http://www.facebook.com/esporteeducacao/

Sobre a Mondelez International no Brasil

Mondelez International é líder mundial em chocolates, biscoitos, balas e bebidas em pó. A companhia engloba as marcas de snacks da antiga Kraft Foods, após a cisão da operação norte-americana de alimentos em outubro de 2012. No Brasil, possui fábricas nos estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco e emprega cerca de 13 mil pessoas. A empresa tem em seu portfólio marcas valiosas como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Club Social, Oreo e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia.

A Mondelez International tem uma receita anual de aproximadamente U$S 35 bilhões e opera em mais de 80 países. Visite www.mondelezinternational.com/br

Sobre o Programa Ação Saudável

Idealizado em 2010, pela Mondelez International Foundation e Mondelez Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: saúde e educação nutricional, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade. Com atuação em 1.000 escolas públicas dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, a iniciativa contribui para o desenvolvimento das comunidades, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e promove a mudança de comportamento das famílias.

Hoje, o programa atende 400 mil crianças, conta com mais de 15.000 professores capacitados e, desde o seu início, impacta mais de 1 milhão de pessoas. O Ação Saudável tem parceria de três reconhecidas instituições Inmed Brasil, Instituto Esporte e Educação (IEE) e Evoluir Educação para a Sustentabilidade e foi reconhecido como uma das “50 Iniciativas do Bem”, no ano de 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo