Brasil se despede dos heróis da Chape e presta homenagem as demais vítimas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo os corpos das vítimas do acidente aéreo em Medellín, na Colômbia, pousou na manhã deste sábado (03/12) no Aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina. A emoção tomou conta de todos, inclusive de militares das Forças Armadas.

Os aviões trouxeram de volta ao Brasil os jogadores do Chapecoense, integrantes da Comissão Técnica e jornalistas brasileiros, que tinham embarcado para o jogo entre a Chapecoense e o Atlético Nacional. Por causa do acidente, a partida foi cancelada.

Assim que o avião pousou no aeroporto, houve uma homenagem às vítimas, tendo militares do Exército Brasileiro acompanhado as urnas funerárias por um tapete vermelho até o caminhão, onde iriam seguir para o Estádio Arena Condá, onde foi realizado o velório.

Durante todo o dia choveu forte em Chapecó, mas mesmo assim os moradores, autoridades, militares e demais pessoas permaneceram no aeroporto e na Arena Condá, com o objetivo de homenagear e se despedir das vítimas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Todos, sem exceção receberam as devidas honras militares e as urnas funerárias deixaram o aeroporto em direção ao estádio em cortejo fúnebre, escoltados por motociclistas do Exército.

Já na Arena Condá os jogadores e a equipe técnica da chapecoense foram recebidos ao som de ‘O Campeão Voltou”, entoado por uma multidão que lotou o estádio.

A torcida, mesmo debaixo de muita chuva, permaneceu o tempo todo na Arena Condá, e muitos se emocionaram quando as urnas funerárias com os corpos chegaram. Somente os familiares a amigos próximos puderam se aproximar dos 50 caixões.

Nas arquibancadas foram colocadas faixas feitas pelos torcedores, nas quais estavam escritos “Heróis” e “#ForçaChape”. Uma grande faixa de agradecimento ao Atlético Nacional, que seria o adversário da Chape na final da Copa Sul-Americana, foi estendida na arquibancada do Estádio: “Obrigado, Atlético Nacional”.

A cerimônia foi iniciada com discursos em homenagem ao clube (Associação Chapecoense de Futebol), as vítimas e familiares e as autoridades colombianas.

Muitos torcedores e moradores da Chapecó não conseguiram entrar no estádio, que já estava lotado e tiveram que assistir à cerimônia do lado de foram, onde haviam telões transmitindo o velório.

Apesar da pouca idade, apenas 43 anos, a Seleção Chapecoense conquistou neste período cinco títulos do Campeonato Estadual Catarinense, conseguindo uma ascensão meteórica no Campeonato Brasileiro de Futebol.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em 2009 subiu da Série D para a Série C, mas foi em 2012 que conseguiu ir mais longe, ao conquistar o direito de disputar a Série B em 2013. Neste ano, conseguiu subir para a Série A, onde permanece.

A chuva torrencial que caiu hoje em Chapecó, não afastou os torcedores, que lotaram a Arena Condá. Na arquibancada eles se dividiam entre o silêncio, aplausos, cantos e gritos de “Vamos, vamos Chape”.

Após o término da cerimônia, muitos torcedores ainda permaneciam na arquibancada do estádio, como se não acreditasse no que havia ocorrido.

Uma última homenagem foi feita na manhã de hoje, por volta das 13h15min (horário de Brasília), no Estádio Camp Nou, em Barcelona, por Neymar, que entrou em campo, durante uma partida entre o Barcelona e o Real Madrid, vestindo a camisa da Chapecoense.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo