Wagner Moura iguala performance de Fernanda Torres e conquista Globo de Ouro

Brasil teve uma de suas estrelas premiada no evento pelo 2º ano seguido

O brasileiro Wagner Moura, protagonista de “O Agente Secreto”, conquistou o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama em 2026, repetindo o feito alcançado por Fernanda Torres com “Ainda Estou Aqui” no ano passado.

Wagner Moura com sua esposa, Sandra Delgado, no tapete vermelho do Globo de Ouro

Wagner Moura com sua esposa, Sandra Delgado, no tapete vermelho do Globo de Ouro | Ansaflash

Essa é a primeira vez que um ator do Brasil fatura o troféu de melhor interpretação masculina em uma das principais premiações do cinema mundial.

“‘O Agente Secreto’ é um filme sobre memória, ou sobre a falta dela, e sobre um trauma geracional. Se o trauma pode atravessar gerações, valores também podem. Isso vai para quem está firme nos seus valores em momentos difíceis. Viva o Brasil, viva a cultura brasileira!”, disse Wagner no palco do Globo de Ouro, após já ter faturado o troféu de melhor interpretação em Cannes pelo mesmo trabalho.

Em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, o ator vive o professor universitário Marcelo, que retorna à sua cidade natal após anos sendo perseguido por matadores de aluguel em São Paulo.

O longa é ambientado no Recife, durante a ditadura militar, na esteira do sucesso de “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de melhor filme internacional em 2025 e que se passa no mesmo período histórico.

“O Agente Secreto” também foi premiado no Globo de Ouro como melhor filme em língua não-inglesa, em uma noite que fortalece a campanha do longa e do próprio Wagner Moura para chegar ao Oscar, cujos indicados serão anunciados em 22 de fevereiro.

Em publicação no X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou que “o cinema brasileiro mais uma vez” está “no topo do mundo”. “Sensacional a vitória do talentosíssimo Wagner Moura no Globo de Ouro. A merecidíssima estatueta premia a performance de excelência do querido artista baiano que tanto nos emociona em ‘O Agente Secreto'”, escreveu o presidente.

“Como o próprio Wagner tem dito, o cinema brasileiro vem mobilizando a atenção e o respeito das pessoas em todas as regiões e tem sido um símbolo importante da volta da valorização dos artistas em nosso país”, acrescentou.

Wagner superou Dwayne “The Rock” Johnson (“Coração de Lutador: The Smashing Machine”), Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do Desconhecido”), Joel Edgerton (“Sonhos de Trem”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Oscar Isaac (“Frankenstein”).

“O Agente Secreto” também concorria no Globo de Ouro ao troféu de melhor filme de drama, mas acabou superado por “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, de Chloé Zhao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo