Vulcão entra em erupção no Japão e voos são cancelados

O Vulcão Sakurajima, localizado no Sudoeste do Japão, entrou em erupção neste domingo (16), lançando uma coluna de fumaça e cinzas na atmosfera. Ainda não há informações sobre vítimas e/ou danos.

Vulcão Sakurajima, no Japão – Foto: Dreamstime/Cortesia

De acordo com informações das autoridades japonesas, as explosões ocorridas no vulcão espalharam cinzas, reduziram a visibilidade e obrigaram as autoridades a fecharem aeroportos e a cancelarem dezenas de voos.

A coluna de fumaça e cinzas atingiu 4,4 km de altura, colocando em risco o tráfego aéreo. Não há relatos de derramamento de lava quente.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a primeira erupção ocorreu por volta das 01h (horário local), e as 16 horas de sábado (15) pelo horário de Brasília. Outras duas explosões ocorreram por volta das 02h (horário local).

As autoridades japonesas informaram que a queda de cinzas sobre o Aeroporto de Kahoshima, dificultou as operações de pousos e decolagens, e obrigou as companhias aéreas a suspenderem os voos de partida e chegada, por causa da baixa visibilidade e devido ao risco de as cinzas atingirem os motores das aeronaves.

Por precaução, todos os pousos foram cancelados, tendo os pilotos sido orientados pelas torres de controle, a buscarem aeroportos alternativos.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA), informou agora a pouco que a nuvem de cinzas está se deslocando para o Nordeste do país, sendo que a previsão é de queda de material vulcânico em Kagoshima nas próximas horas, inclusive na província vizinha de Miyazaki.

Vulcão Sakurajima é um dos mais ativos do país, e registra erupções frequentemente. Em 2019, ele lançou fumaça e cinzas a 5,5 km de altura.

Com informações das Agências NHK, Ansa e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo