Volkswagen ID. Polo demonstra que futuramente os compactos serão elétricos

Versão de produção do conceito ID.2 All da Volkswagen chega ao mercado ainda em 2025 e carregará o nome do hatch que está completando 50 anos

Volkswagen ID. Polo. Este será o nome do ID.2 All, conceito apresentado dois anos atrás e que se tornará um veículo de produção ainda em 2025. A fabricante revelou as primeiras imagens do ID. Polo, ainda sob camuflagem, nesta quarta-feira (3), e vai apresentá-lo por completo, mundialmente, no Salão de Munique 2025 (IAA), a partir de 8 de setembro.

Volkswagen ID. Polo Camuflado

Volkswagen ID. Polo | Divulgação/Volkswagen

Ainda não está claro se o Polo a combustão vai sobreviver a essa transição ou se o ID. Polo vai representar uma migração definitiva do hatch compacto a um futuro elétrico. Mas a tendência é que ambos convivam no mercado europeu por pelo menos alguns anos. A boa notícia é que a revelação comprova que a fabricante alemã não vai por fim ao nome Polo, que está completando 50 anos de existência em seis gerações.

Volkswagen ID. Polo Camuflado Traseira Lateral

Silhueta lateral traseira do ID. Polo será muito parecida com a do conceito ID.2 All | Divulgação/Volkswagen

“Nossos nomes de modelo estão firmemente ancorados na cabeça das pessoas. É por isso que estamos movendo nossos nomes mais bem conhecidos rumo ao futuro. O ID. Polo é só o começo”, afirmou o CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, indicando que a mesma estratégia será aplicada a outros produtos. O próximo será o ID. Cross, sucessor elétrico do T-Cross, que também será exibido no IAA 2025.

Volkswagen ID. Polo Camuflado Dianteira

Volkswagen ID. Polo deve ser vendido por cerca de 25 mil euros | Divulgação/Volkswagen

A produção do Volkswagen ID. Polo será em Sagunto (Espanha). A marca não detalhou suas especificações técnicas, mas já adiantou que o lançamento deve ocorrer ainda este ano. E deu outro teaser: em 2026, chegará o esportivo ID. Polo GTI. Para esta configuração, estima-se que a motorização elétrica gerará 226 cv de potência, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h na casa de 7 segundos.

Fruto da plataforma MEB Entry, voltada a elétricos compactos e de baixo custo, o Volkswagen ID. Polo vai ter preço inicial na faixa de 25 mil euros (cerca de R$ 160 mil). Suas dimensões devem ser muito similares às do ID.2 All Concept apresentado em 2023. Este mede 4,05 metros de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,53 m de altura, com um generoso porta-malas de 440 litros e outro bagageiro de 50 litros localizado sob o banco traseiro.

Volkswagen ID. Polo Camuflado Roda

Versões “civis” do ID. Polo terão 204 cv, enquanto esportivo GTI deve chegar a 226 cv | Divulgação/Volkswagen

Nas versões “civis”, o ID. Polo deve ter 204 cv de potência e dois pacotes de bateria: um conjunto de 38 kWh de ferro-lítio-fosfato (LFP) nas versões mais básicas e outro de 56 kWh de níquel-manganês-cobalto (NMC) nas mais caras. Este último deixará a autonomia na faixa de 450 km pelo ciclo europeu WLTP.

Volkswagen ID. Polo Camuflado Lateral

Compacto elétrico deve ter 4,05 metros de comprimento, 1,81 m de largura e um porta-malas digno de SUV médio: 440 litros | Divulgação/Volkswagen

As recargas rápidas terão potência máxima de 125 kW em corrente contínua (DC), permitindo uma recuperação entre 10% e 80% em apenas 20 minutos. Em corrente alternada (AC), o carregamento lento poderá chegar a 11 kW, o que significa menos de 4 horas para completar a capacidade das baterias de LFP e pouco mais de 5 horas para as do tipo NMC.

Volkswagen ID. Polo Camuflado Lanterna Traseira

Apesar da camuflagem, é possível ver como as lanternas traseiras do ID. Polo serão interligadas | Divulgação/Volkswagen

O Volkswagen ID. Polo também marcará uma nova transição de identidade visual da marca, com muitos elementos estéticos herdados do conceito ID.2 All. Apesar disso, as primeiras imagens do elétrico, ainda camufladas, mostram um design dianteiro de “carro real”, até parecidas com as do atual Polo. Destoa mais a traseira, com lanternas integradas e estilo mais quadrado.

Por dentro, ainda não se sabe como será a versão de produção do ID. Polo, mas o conceito ID.2 All antecipava uma cabine com tela digital de 10,9 polegadas comportando o quadro de instrumentos e outra de 12,9” ao centro do painel, servindo como central multimídia. Não há previsão para venda do hatch compacto elétrico no Brasil em curto prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo