Venezuela fecha sua embaixada na Noruega e diplomatas são retirados de Oslo

O Governo da Venezuela determinou nesta segunda-feira (13), o fechamento de sua embaixada em Oslo, capital da Noruega, em retaliação a concessão do Prêmio Nobel da Paz a Maria Corina, opositora do regime de Nicolás Maduro.

Segundo as autoridades venezuelanas, outras embaixadas deverão ser fechadas também, como a sediada na Austrália. A suspensão do Serviço de Relações Exteriores da Venezuela ocorre após crescentes tensões entre o país e os Estados Unidos (EUA).

Embaixada da Venezuela em Oslo, capital da Noruega – Foto: Olav Helland/Cortesia

O governo dos EUA alega que o ‘presidente’ venezuelano, Nicolás Maduro, faz parte de um cartel de tráfico de drogas, e enviou navios para a região para afundar toda e qualquer embarcação que saia do país sul-americano.

O Ministério das Relações Exteriores da Noruega informou que recebeu com surpresa a notificação enviada pelas autoridades venezuelanas, principalmente porque o país não possui representação diplomática em Caracas, capital da Venezuela, e que mantém assuntos com o país atrevés de sua embaixada sediada na Colômbia.

Cabe ressaltar que o Prêmio Nobel da Paz, assim como outras premiações, é concedido por um órgão independente (Comitê Nobel), e não pelo Governo da Noruega.

O porta-voz do Comitê Nobel, Kristian Berg Harpviken, disse em entrevista coletiva, que o fechamento da embaixada Venezuela em Oslo (Noruega), não afeta o Comitê.

Com informações das Agências Ansa, Deutsche Welle e Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo