Tiroteio em praia da Austrália deixa 12 mortos e 29 feridos

Suspeitos fortemente armados ‘invadiram’ na madrugada deste domingo (14), a Praia de Bondi, na cidade de Sydney, no Sudeste da Austrália, e atiraram contra os frequentadores, causando a morte de pelo menos 12 pessoas e deixando outras 29 feridas. As motivações para o ataque ainda são desconhecidas, mas já estão sendo investigadas.

Bandeira da Austrália – Foto: Divulgação

De acordo com informações das autoridades policiais australianas, no momento do tiroteio estava sendo realizada um evento da Comunidade Judaica. Acredita-se que os alvos eram cidadãos judeus.

Dois suspeitos foram identificados pelos policiais e foram baleados. Um morreu no local e o outro ficou gravemente ferido, sendo levado sob forte escolta para um hospital da região.

As autoridades policiais acreditam que haja um terceiro suspeito, que teria conseguido fugir do local. Ele está sendo procurado pelos agentes policiais.

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, afirmou que o ataque contra a Comunidade Judaica é “chocante e angustiante”. Já o Comissário da Polícia de Novas Gales do Sul, Mal Lanyon, disse que os 29 feridos foram socorridos e levados às pressas para um hospital de Sydney.

As autoridades policiais australianas e de Sydney estão tratando o caso como um atentado terrorista, por acreditar que o evento Hanukkah, celebrado pelos judeus, também conhecido como o Festival das luzes, era o alvo dos terroristas.

Já o primeiro-ministro do Estado de Nova Gales do Sul, Chris Minns, afirmou que os terroristas destruíram a “noite de paz e alegria”, que estava sendo celebrado para Comunidade Judaica.

Foi um ataque horrível e maligno”, disse Chris Minns, que garantiu que os responsáveis serão detidos e responsabilizados pelos crimes que cometeram contra civis.

Um dispositivo explosivo improvisado, foi localizado dentro de um carro na Praia de Bondi. O veículo pertencia ao suspeito que morreu na troca de tiros.O explosivo foi neutralizado.

Vídeos que circulam nas redes sociais e na internet, mostram os frequentadores da praia deixando o local às pressas, enquanto os suspeitos atiravam em direção as pessoas, que deixavam o local enquanto se ouvia os barulhos de tiros e de sirenes da polícia.

Outro vídeo que circula na internet, mostra dois policiais uniformizados socorrendo duas vítimas que estavam caídas em uma passarela, pressionando seus corpos para tentar estancar o sangue que escorriam pelos corpos.

O codiretor do Conselho Executivo da Comunidade Judaica Australiana, Alex Ryvchin, disse que se realmente ficar confirmado de que o ataque teve como alvo a comunidade judaica no país, trata-se de um atentado horrível e imaginável. O seu assessor de imprensa ficou ferido, e foi levado para um hospital da região.

O Festival Judaico Hanukkah começou ao Pôr do Sol, quando estava escurecendo.

Com informações das Agências NHK, Deutsche Welle e Ansa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo