Um forte terremoto de magnitude de 7,5 graus na Escala Richter atingiu nesta sexta-feira (02) o Sul do Chile, obrigando as autoridades a emitirem alerta de tsunami. Ainda não há informações sobre possíveis danos e/ou vítimas.

Local do epicentro do terremoto no Chile – Foto: El País/Reprodução
De acordo com informações das autoridades chilenas, o epicentro foi localizado entre o Cabo Horn e a Antártida, tendo o abalo sísmico atingido também o Sul da Argentina.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional do Chile informou que ondas de 0,3 a 1 metro de altura eram esperadas na Antártida. Os moradores que residem nas regiões litorâneas foram orientados a deixarem a região o mais rapidamente possível.
As autoridades chilenas suspenderam o alerta de tsunami e a ordem de evacuação para a Costa da Região de Magalhães, no Extremo Sul do país.
Apesar da suspensão de evacuação do litoral e do tsunami, as autoridades pediram para que os pescadores permaneçam em terra firme.
“A evacuação preventiva terminou. Ou seja, todos estão voltando e retomando suas atividades. Todos os setores devem estar operando normalmente, com exceção de todas as atividades econômicas na costa“, disse Juan Carlos Andrade, diretor da agência estadual de desastres em Magallanes.
Segundo informações do Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o tremor foi registrado no mar, às 08h58min (horário local), a 218 km ao Sul de Puerto Williams, cidade da Região de Magallanes, e a 10 km de profundidade.
O abalo sísmico aconteceu na Região da Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártida. As autoridades chilenas continuam monitorando o tremor de terra.
Com informações das Agências Brasil e Estado