Um forte terremoto de magnitude de 6,7 graus na Escala Richter, atingiu nesta quinta-feira (11), o Nordeste do Japão, causando destruição e vítimas. As autoridades japonesas chegaram a emitir um alerta de tsunami, porém o mesmo foi cancelado horas depois.

Bandeira do Japão – Foto: Freepik/Cortesia
De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o abalo sísmico atingiu principalmente cidades que ficam localizadas nas regiões Norte e Nordeste do arquipélago japonês.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA), informou que o alerta de tsunami foi cancelado, e que os moradores que residem no litoral do país, não precisam deixar suas casas, porém devem permanecer em alerta.
O alerta de ondas de até um metro de altura para a Costa Norte do Pacífico, que havia sido ativado pouco dias antes, foi cancelado.
Outro tremor de terra de magnitude de 7,5 graus, que atingiu a região dias antes, deixou 50 pessoas feridas. Todas as vítimas foram socorridas e encaminhadas para hospitais.
Segundo as autoridades locais, duas ondas de aproximadamente 20 centímetros de altura, foram registradas às 03h35min (horário local) na cidade de Erimo, na Ilha de Hokkaido, e outra de 35 centímetros, ocorreu na Região de Aomori.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), confirmou o terremoto de magnitude de 6,7 graus, afirmando ainda que o abalo sísmico ocorreu a 13 km de distância da cidade de Kuji, na Província de Iwate, na Ilha de Honshu.
A NHK, emissora de TV japonesa e agência de notícias, informou que a intensidade do terremoto de hoje foi menor do que a do abalo sísmico ocorrido na noite de segunda-feira (08).
Durante este tremor, estradas foram danificadas e prateleiras e mercadorias de estabelecimentos comerciais desabaram. Janelas foram quebradas e muitos moradores desceram dos prédios, permanecendo nas ruas.
Ondas de até 70 centímetros de altura foram registradas em algumas regiões. Não foi emitido alerta de tsunami.
A Autoridade de Regulação Nuclear do país informou que não foram registrados danos nas usinas nucleares.
Lembrando que o Japão se encontra situado sobre quatro grandes placas tectônicas, na borda Oeste do Anel de Fogo do Pacífico, sendo um dos países com maior atividade sísmica do mundo.
O Arquipélago Japonês possui aproximadamente 125 milhões de pessoas, e registra cerca de 1.500 terremotos por ano, a maioria deles de baixa intensidade.









