Terremoto de 6,0 graus atinge o Leste do Afeganistão e deixa mortos e feridos

Até o momento foram contabilizados 800 mortos e mais de 2,8 mil feridos

Um forte terremoto de magnitude de 6,0 graus na Escala Richter atingiu na madrugada desta segunda-feira (1º) o Leste do Afeganistão, causando a morte de pelo menos 800 pessoas e deixando mais de 2,8 mil feridos.  Os tremores de terra ocorreram entre as províncias de Kunar e Nangarhar, que estão praticamente isoladas e totalmente destruídas. A região tem um histórico de terremotos e inundações.

Bandeira do Afeganistão – Foto Divulgação

Equipes de resgate foram mobilizadas e enviadas para a região, que se encontra isolada. Os socorristas estão tendo dificuldades para chegar nas áreas atingidas pelos abalos sísmicos.

O governo do Afeganistão informou que o número de vítimas deve aumentar nas próximas horas, porque ainda existem muitas pessoas sob os escombros de prédios, residências e estabelecimentos comerciais.

Segundo informações das autoridades afegãs, o abalo sísmico ocorreu em uma área montanhosa e de construções modestas e precárias. Muitas das casas são feitas de argila. Vilarejos inteiros teriam sido destruídos.

A região atingida pelo terremoto fica localizada na região de fronteira com o Paquistão, a cerca de 200 km de distância de Cabul, capital do país. O epicentro do tremor ocorreu a apenas 8 km de profundidade.

As autoridades afegãs informaram ainda, que as regiões afetadas já vêm sofrendo desde as últimas semanas, com chuvas torrenciais e enchentes.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que tremores secundários teriam atingidos novamente as províncias de Kunar e Nangarhar. Dezenas de pessoas estão nas ruas a espera de socorro.

Com informações das Agências Brasil e Estado e Ansa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo