O setor automotivo se reinventa ano a ano para seguir as tendências do mercado e de consumidores cada vez mais exigentes em quesitos como conforto, economia, estética e sustentabilidade nos novos modelos. Esse desenvolvimento tecnológico acelerado impacta diretamente o comportamento que passa a buscar soluções mais sustentáveis, acessíveis e flexíveis para se locomover.

Crédito: Andrii Baidak/iStock
A tendência mundial pela busca de alternativas sustentáveis já deixou sua marca como um dos novos pilares da indústria automotiva, diversas montadoras, hoje, passam por um processo de ampliação de estratégias para atender a um público cada vez mais engajado com sustentabilidade sem comprometer o conforto e a estética.
Eletrificação automotiva
Uma das maiores tendências e principais apostas das montadoras para um futuro de mobilidade mais sustentável é a eletrificação automotiva, seja para veículos 100% elétricos ou com sistemas híbridos. Novas tecnologias para armazenamento de energia, como baterias de estado sólido que possuem maior densidade energética e prometem maior durabilidade já começam a surgir no mercado.
Aliada ao aumento da frota de veículos elétricos no mundo, existe, também, uma maior preocupação em aumentar a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos pelas cidades. Hoje já é possível encontrar pontos de recarga em estacionamentos de shoppings, supermercados e postos de combustível.
Sustentabilidade
Outra preocupação emergente nas novas tendências do mercado automobilístico é a sustentabilidade e o impacto ambiental que a frota de veículos mundial causa no planeta. Justamente por esse motivo muitas montadoras passaram a adotar medidas mais sustentáveis na produção de seus novos modelos.
Uma das medidas adotadas é o uso de materiais reciclados e recicláveis nos veículos, como nos painéis de plástico que compõem o interior do carro, couro sintético nos bancos, desenvolvimento de motores mais eficientes e com menos emissões de carbono pela queima do combustível.
Softwares
A era da digitalização também chegou ao setor automotivo. Os veículos mais recentes e modelos futuros devem ser cada vez mais “definidos por software”, isso significa que além da preocupação com o hardware do veículo (lataria, motorização, suspensão etc.) as montadoras também estão dando mais atenção para os sistemas digitais dos carros, como softwares de diagnósticos, sistemas de entretenimento mais avançados e assistência preditiva.
Em especial, os softwares de assistência preditiva, telemetria e diagnóstico do veículo se tornam úteis para que o usuário passe a saber de antemão que o veículo precisará de alguma manutenção antes mesmo de ocorrer algo mais grave enquanto o carro anda.
Mobilidade por assinatura
Outra tendência automotiva que vem crescendo ao longo dos anos é a de assinatura de veículos para mobilidade urbana. Entender como funciona carro por assinatura é simples, o serviço de assinatura funciona como uma mensalidade (tal qual qualquer streaming ou mensalidade de academia), no início do contrato o assinante recebe um carro e sua única preocupação é abastecer e realizar reparos, caso sejam causados por ele, como batidas e arranhões.
Documentações, como IPVA, licenciamento, seguros e manutenções preventivas ficam a cargo da empresa de assinatura, quando terminar o contrato (geralmente entre 2 e 5 anos) de uso, o assinante devolve o carro antigo e recebe um novo na renovação do contrato.
Essa modalidade traz mobilidade a um preço mais acessível para muitos, já que não existe a preocupação e o alto custo de manutenções e documentação veicular anual e sim a previsibilidade dos custos.










