Tempestade de neve atinge o Japão e deixa mortos e feridos

Até o momento as autoridades registraram 46 mortos e mais de 500 feridos

Uma forte tempestade de neve atingiu nesta terça-feira (10) o Japão, provocando a morte de pelo menos 46 pessoas e deixando outras 508 feridas, segundo informações da Agência de Incêndios e Desastres Naturais do país.

Crédito: Japan’s Ministry of Defense

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as nevascas quase que contínuas, começaram no dia 20 de janeiros, mas nos últimos se intensificaram, cobrindo grande parte do Norte do Japão, causando transtornos as respectivas populações, principalmente aos motoristas, que precisam trafegar por vias cobertas de gelo e neve, o que torna as pistas escorregadias, sujeitas a acidentes de trânsito.

No Departamento de Aomori, no Norte da Ilha principal do Japão, os habitantes enfrentam quase 13 metros de neve acumulada. Muitos acidentes de trânsito, com vítimas fatais, foram registrados pelas autoridades locais.

A neve acumulada sobre os telhados de casas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais também provocaram vítimas, depois que a neve caiu sobre as pessoas.

Muitos moradores foram ‘pegos’ de surpresa quando tentavam limpar as frentes das respectivas residências. Várias pessoas foram soterradas pela neve.

No final de janeiro, uma japonesa de 91 anos foi encontrada sob três metros de neve, que provavelmente caiu sobre ela quando tentava limpar a frente de sua casa. O incidente aconteceu no Departamento de Aomori.

No início desde mês, o governo japonês enviou militares para as regiões mais afetadas pela nevasca, com o objetivo de ajudar os habitantes. A neve acumulada chegou a 4,5 metros de altura.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou que existe 60% de chance do fenômeno El Niño ocorrer durante o Verão. Na Primavera (Hemisfério Norte), a probabilidade é de 50%, segundo a JMA.

Lembrando que o fenômeno climático La Niña corresponde ao resfriamento dessas águas, e costuma estar associada a enchentes, Inundações, alagamentos e secas em diversos países do mundo.

Com informações das Agências Ansa, Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo