Uma forte tempestade, denominada de Byron, atingiu na manhã deste sábado (06) a Grécia, provocando alagamentos e inundações, deslizamentos de terra, queda de árvores, postes e placas de sinalização. Ainda não foram divulgadas informações sobre possíveis vítimas.

Bandeira da Grécia – Foto: Divulgação
As chuvas torrenciais inundaram quase que completamente, a Vila Anochori, localizada próxima a cidade de Farsala, na Região Central da Grécia. Os moradores foram aconselhados a se deslocarem para terrenos mais altos.
Moradores relataram que as inundações são recorrentes na região há anos, e que eles cobram das autoridades locais e do país, obras de contenção para impedir que as águas atinjam as residências e estabelecimentos comerciais.
A Vila Anochori está quase que completamente submersa, tendo os moradores subido nos telhados das casas e prédios públicos.
As autoridades emitiram alerta de emergência e enviaram para as áreas mais afetadas, equipes de resgate, formadas por bombeiros, paramédicos, e agentes da Defesa Civil.
O Rio Enipeas, que passa pela região, transbordou após as chuvas intensas, inundando as vias públicas e alagando as residências, estabelecimentos comerciais, e prédios públicos e residenciais. O acesso a Vila Katochori está bloqueado, sendo impossível chegar até a região.
Imagens divulgadas pelas autoridades gregas mostram partes da Vila Anochori completamente submersas, com veículos presos pela água.
Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que motoristas e passageiros foram arrastados pela forte enxurrada.
As fortes chuvas também danificaram uma ponte que fica localizada sobre o Rio Enipeas. A estrutura, instalada após outra tempestade que destruiu parcialmente a ponte principal em 2023, também não aguentou o volume de água das chuvas e do rio, que transbordou.
Com informações das Agências Deutsche Welle, Ansa e NHK









