Simpósio de Educação Patrimonial vai reunir educadores e agentes culturais de todo o estado

Como parte da programação da 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, o 15º Simpósio de Educação Patrimonial, que vai ser realizado nos dias 14 e 15 de agosto, vai reunir educadores, pesquisadores e agentes culturais de todo o estado. O evento acontece no Auditório Arq. Jurandir Nogueira (UFMS) – R. UFMS, s/n – Vila Olinda (obs.: em frente à antiga Reitoria da UFMS).

Casa do Artesão em Campo Grande (MS) – Foto: Ricardo Gomes

Com o tema “Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências”, a edição de 2025 da Jornada propõe um olhar para as raízes culturais do estado, abrangendo desde os modos de vida pantaneiros até as línguas de resistência, festas populares, patrimônio arquitetônico, saberes tradicionais e especialmente a cultura da erva-mate, símbolo de identidade coletiva.

A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, afirma que “a Jornada é uma oportunidade única para que cada cidade mostre seus valores culturais e fortaleça o vínculo da comunidade com sua história. Nossa intenção é construir uma política pública de memória e educação patrimonial descentralizada, viva e participativa. Convidamos todos os municípios a se engajarem e fazerem parte dessa construção coletiva”.

A abertura do Simpósio será no dia 14 de agosto, às 8 horas, com a participação de Eduardo Mendes – Diretor-Presidente da Fundação de Cultura de MS, Melly Sena – Diretora de Memória e Patrimônio Cultural/FCMS e João Santos – Superintendente do IPHAN/MS). Haverá uma apresentação cultural do Grupo Senta que o Leão é Manso e Aves Pantaneiras.

Ao longo do dia e também no dia seguinte serão realizadas diversas palestras com temática envolvendo a Educação Patrimonial, com a participação da Semed, Planurb, Uniderp, UFMS, Unigran, UEMS e SED, entre outras instituições.  

O encerramento do Simpósio será no dia 15 de agosto, no período da tarde, com a Oficina de Inventário Participativo e outras metodologias pedagógicas como ferramenta de educação patrimonial, direcionada a professores da educação básica e do ensino superior. Os palestrantes serão Danilo Gustavo Silveira Asp, historiador, Analista da COGEDU/DAFE – Iphan e Kleber de Souza Mateus, arquivista, Chefe de Serviço de Formação e Escola de Governo da COGEDU/DAFE – Iphan.

 *Comunicação Setesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo