Seminário do MS Ativo Municipalismo reúne gestores em Campo Grande (MS)

Com apoio do Sebrae/MS, encontro fortalece a gestão pública e impulsiona o desenvolvimento regional

Com o objetivo de promover a modernização da gestão pública e fomentar o desenvolvimento regional, foi realizado nesta segunda-feira (26), em Campo Grande, mais uma edição do Seminário Regional do MS Ativo Municipalismo. A iniciativa integra o ciclo de encontros promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (SEGEM) e da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), com o apoio do Sebrae/MS, que atua para fortalecer o ambiente de negócios nos municípios.

Foto: Divulgação

O seminário, que aconteceu no auditório do Senac Hub Academy, reuniu autoridades como o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Barbosinha), além de prefeitos, vereadores, secretários municipais, técnicos e lideranças regionais de 11 municípios: Bandeirantes, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos, ressaltou a essência cooperativa do programa e seu impacto no desenvolvimento regional. “A palavra-chave aqui é cooperação. O MS Ativo Municipalismo evolui justamente nesse sentido: unir Estado e municípios para entregar políticas públicas mais eficazes. Nosso objetivo é fortalecer essa parceria, ouvir as demandas locais e transformar essas necessidades em ações concretas”, comentou.

Também presente na solenidade, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou a importância da iniciativa para fortalecer as administrações locais e criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento econômico. “A troca de experiências entre os municípios é fundamental. Quando levamos dados, informações e boas práticas de gestão, conseguimos apoiar as prefeituras a fazerem mais, com mais eficiência e segurança jurídica. Esse é o papel do Sebrae: contribuir para uma gestão pública que gere oportunidades e fortaleça o ambiente de negócios”, afirmou.

A atuação do Sebrae/MS no programa ocorre no eixo de Ambiente de Negócios, alinhada à missão de fomentar o desenvolvimento econômico local e fortalecer os pequenos negócios. Mato Grosso do Sul possui mais de 300 mil pequenos negócios, que representam 88% do total de empresas no estado – um público que se beneficia diretamente das melhorias na gestão pública e na competitividade municipal promovidas pelo programa.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destacou que o programa auxilia os municípios a realizarem uma gestão melhor. “Nosso objetivo é fazer cada dia mais da nossa capital, a capital das oportunidades. A parceria com o Governo do Estado nos permite avançar e apresentar mais resultados para as pessoas que moram na nossa cidade. É muito importante esse seminário, estamos aqui trazendo as demandas de Campo Grande e buscando essa parceria”, pontuou.

A programação incluiu, pela manhã, a apresentação do ciclo 2025 do programa MS Ativo Municipalismo e, no período da tarde, a realização de oficinas temáticas em áreas essenciais para a gestão pública: infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo