São Paulo implementa Bluetooth para pagamento de passagens de ônibus

Medida visa ampliar o leque de alternativas para os passageiros e agilizar o serviço

A prefeitura de São Paulo ampliou as opções de pagamento nos ônibus municipais. Agora, os passageiros podem validar a passagem ao aproximar o celular diretamente no validador instalado no veículo.

Ônibus São Paulo

SP implementa pagamento de passagens via Bluetooth em ônibus | Divulgação/Prefeitura

Para utilizar a nova modalidade, o passageiro deve baixar o aplicativo Cittamobi e manter o bluetooth do smartphone ativado. Nele, é possível adquirir passagens avulsas ou pacotes de viagens (diário, semanal e mensal) com pagamento via Pix. O serviço não dá direito à integração entre ônibus e trilhos.

Veja o passo a passo de como utilizar:

  • Baixe o aplicativo Cittamobi na loja de aplicativos (Apple Store/Google Play);
  • Habilite o bluetooth nas configurações do seu smartphone;
  • Acesse a aba “Primova Pay” no menu do aplicativo;
  • Em “Serviços”, selecione “Comprar Passagens” e escolha uma das opções ofertadas: passagem avulsa ou pacote de viagens diário, semanal ou mensal;
  • Realize o pagamento via Pix;
  • Ao embarcar no ônibus, abra o aplicativo e selecione a passagem adquirida em “Suas Passagens”;
  • Aproxime o seu celular no equipamento de validação do ônibus.

Segundo a prefeitura, os ônibus já equipados com a função são identificados com um adesivo na parte externa da porta de embarque. O objetivo da medida é ampliar o leque de alternativas para os passageiros e agilizar o serviço, uma vez que as frotas atendem mais de 7 milhões de pessoas diariamente.

“A implementação da tecnologia nas linhas de ônibus propõe reduzir o tempo de embarque, evitar a necessidade de manuseio de dinheiro em espécie e proporcionar maior conveniência tanto para os passageiros quanto para os operadores do transporte. A novidade impacta diretamente as pessoas que já utilizam o celular para diversas atividades como pagamento por aproximação em compras do dia a dia”, disse a gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo