Rússia lança intenso bombardeio contra a Ucrânia, e atinge alvos civis

Ao menos 10 pessoas morreram e outras 32 ficaram feridas

A Rússia realizou na madrugada desta quarta-feira (22), um intenso bombardeio aéreo contra a Ucrânia, causando a morte de pelo menos 10 pessoas e deixando cerca de 32 feridos. Entre os alvos há um jardim de infância, que estava lotado de crianças.

Bandeiras da Ucrânia e Rússia (Divulgação)

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, foram lançados mais de 400 mísseis, tendo sido usado também vários drones. Entre os mortos há sete crianças.

O bombardeio ocorreu horas depois que os Estados Unidos (EUA) e a Rússia recuaram de um possível encontro entre o presidente norte-americano e o líder russo.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) repudiou o ataque e afirmou que a Rússia pode ter cometido um crime de guerra. O secretário-Geral da entidade, António Guterres pediu que a Casa Branca e o Kremlin retomem as negociações para evitar uma escalada na guerra.

A guerra entre Rússia e Ucrânia completará quatro anos em fevereiro de 2026, tendo deixado um saldo de aproximadamente 1,5 milhões de mortos, entre civis e militares.

O ataque aéreo ocorrido na madrugada de hoje teve como principal alvo o sistema de energia da Ucrânia, porém bombas caíram em áreas civis. Entre as regiões atingidas estão a capital Kiev,Kharkiv (extremo leste), Sumy (nordeste), Odessa (sul), Chernigov (norte), Dnipro (leste), Quirivogrado (centro), Poltava (nordeste), Veneza (oeste), Zaporizhzhia (sudeste) e Chercássi (centro).

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que o ataque de hoje foi um crime de guerra, já que regiões onde residem civis foram atingidas, como por exemplo um jardim de infância.

Segundo o comando do Exército da Ucrânia, os russos utilizaram cerca de 405 drones e mais de 28 mísseis. Desses, 333 drones e 16 mísseis foram interceptados e derrubados pelos ucranianos.

Neste momento, as autoridades ucranianas contabilizam as baixas e os danos na infraestrutura das cidades atingidas.

Em Kiev, capita da Ucrânia, seis pessoas morreram e em Kharkiv, 2ª maior cidade do país, uma pessoa veio a óbito.

O presidente da ucrânia declarou que o presidente norte-americano está iludido com uma possível paz entre russos e ucranianos. Ele exigiu que a Comunidade Internacional declare apoio a Ucrânia e apliquem novas sanções contra a Rússia.

O Governo da Rússia confirmou o bombardeio massivo desta quarta-feira (22) e disse que os alvos eram “instalações de infraestrutura energética ligados ao complexo militar-industrial da Ucrânia“. Um comunicado do Ministério da Defesa da Rússia afirmou que foram utilizados armamentos de alta precisão e de longo alcance, os quais foram lançados por meios terrestres e aéreos, incluindo mísseis balísticos hipersônicos e drones, e que não havia instalações civis como alvos.

“Todos os objetivos do ataque foram alcançados”, diz o comunicado do Ministério da Defesa da Rússia.

Neste momento, chega a redação do Campo Grande Notícias, a informação de que nos arredores da capital ucraniana foram contabilizadas mais quatro mortes, sendo duas de crianças.

O bombardeio causou vários incêndios em Kiev, os quais já foram controlados pelos bombeiros, que neste momento realizam o trabalho de rescaldo, afim de evitar que novos focos de fogo possam surgir nos respectivos locais.

Com informações das Agências Deutsche Welle, Ansa, Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo