A consolidação da Rota Bioceânica abre caminho para que empresas sul-mato-grossenses conquistem novos mercados. Para gerar a aproximação entre os empreendedores do Brasil e do Chile, países que compõem esse trajeto rumo ao oceano Pacífico, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o Sebrae/MS e o Sistema Fiems promoveram uma rodada de negócios reunindo empresários dos dois países para networking e futuras parcerias.

Rodada de Negócios reuniu empreendedores do Chile e do Brasil para fomentar novas parcerias (Foto: Sistema Fiems)
Realizada na Casa da Indústria, em Campo Grande, nessa quarta-feira (3), a iniciativa resultou em mais de R$ 11,4 milhões em expectativas de negócios, conforme foi declarado pelos participantes. “Promovemos uma oportunidade de integração e futuras parcerias. Foi um momento em que os empresários puderam, de fato, fazer contatos comerciais e entender como os seus negócios podem atingir novos mercados”, declarou a gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Montello.
Estiveram presentes no evento representantes de cerca de 80 empresas de diversos segmentos impactados pela viabilização do corredor bioceânico como transporte, turismo, alimentação, produtos agrícolas e agroindustriais, além de negócios inovadores focados em tecnologia.
Uma das participantes foi Rayane Cardoso, consultora comercial de E Digital – startup com operação no Chile e no Brasil que oferece soluções de transformações digitais para empresas. “Nosso intuito foi é desenvolver relações, pois temos outras empresas aqui presentes com o mesmo objetivo. É uma ótima oportunidade de a gente conhecer melhor os tipos de produtos e serviços que estão sendo oferecidos nos dois países e, com isso, estreitar relacionamentos e fechar negócios”, declarou.
Outra empresa de tecnologia presente foi a MaisCode, voltada ao desenvolvimento de sites, aplicativos e softwares. Luís Gustavo Azarias, representou o empreendimento e destacou a importância da ação para identificar possíveis parceiros. “Nós fazemos produtos adaptados para a necessidade de cada cliente, então, essa rodada é uma oportunidade muito boa para a gente pode ter contato com outras empresas de países diferentes e conhecer negócios que podem nos ajudar, além daqueles que podem ser tornar clientes”, expôs.

Rodada de Negócios reuniu empreendedores do Chile e do Brasil para fomentar novas parcerias (Foto: Sistema Fiems)
Do ramo do turismo rural, a empreendedora Margarete Regina também participou da rodada de negócios e contou como a iniciativa foi positiva. “Tenho a Pontal das Águas, em Campo Grande, onde trabalhamos com eventos e possibilitamos aos nossos clientes vivenciar um dia na Fazenda. Vim participar da rodada interessada na área do turismo, mas conheci outras empresas que também podem me ajudar, como um fornecedor de sal para gado. Então, foi ótimo para fazer negócios”, concluiu.
Além do momento de networking e integração dos empresários com o foco em negócios, a Rodada de Negócios Brasil–Chile também reuniu autoridades e empresários dos dois países, em Campo Grande, e trouxe uma programação composta por painel empresarial com apresentação de oportunidades de mercado; reuniões bilaterais entre ministros e governadores; e mesa institucional sobre integração regional e simplificação fronteiriça. O encontro teve o objetivo de fortalecer a cooperação bilateral, ampliar parcerias empresariais e impulsionar projetos estratégicos relacionados a Rota Bioceânica.