São Paulo (SP) – Mais importante evento de tênis da América do Sul, o Rio Open anunciou nesta segunda-feira (16), a renovação de sua parceria estratégica com o Memorial Tênis Brasileiro (MTB), entidade criada em 2023 com o objetivo de resgatar e perenizar a história do tênis nacional.

Alcides Procópio e Sofia de Abreu foram anunciados no SP Open, em setembro (Luiz Doro / tenisbrasil)
“O Rio Open vai seguir apoiando pelo segundo ano consecutivo o Memorial Tênis Brasileiro, essa importante iniciativa liderada pelo Walmor Elias e que conta com mais de 400 apoiadores e incentivadores desse inovador projeto”, afirma o diretor do torneio, Lui Carvalho.
Segundo ele, o Rio Open acredita na importância de preservar a história do esporte “Sabemos que todo mundo que fez parte do tênis brasileiro pavimentou o caminho de sucesso que o nosso esporte se encontra hoje. O tênis nunca esteve tão em evidência no Brasil, com tanta popularidade, e por isso é importante preservar essa chama acesa e contar a história de quem fez possível chegarmos onde estamos”.
Um dos grandes pilares do MTB foi a criação do Hall da Fama do Tênis Brasileiro, que está sob curadoria do ex-29 do mundo Luiz Mattar. Três nomes já foram indicados em setembro, durante o SP Open, e três novos personagens de grande relevância do tênis nacional serão anunciados nesta quinta-feira (19), durante cerimônia na quadra Guga Kuerten, no Jockey Club Brasileiro, durante a rodada noturna do Rio Open.
Os primeiros laureados foram a pioneira equipe de Copa Davis de 1932, a primeira dama do tênis Sophia de Abreu e o campeão, empresário e promotor Alcides Procopio.
O MTB reuniu ao longo de uma década o maior acervo nacional sobre tênis, o que inclui revistas, livros, fotos e vídeos de todas as épocas e dos mais variados personagens do esporte, desde seu surgimento no país, em 1888. Esse material irá compor a futura biblioteca pública e será disponibilizado gradualmente no site oficial do MTB.










