Próximo período úmido deve ter chuvas até acima da média, mas não é garantia de reservatórios cheios para 2026, afirma Nottus

O uso consciente da água é essencial para garantir o equilíbrio do sistema

Os indicadores climáticos apontam para um cenário mais favorável ao estabelecimento e à frequência de chuvas durante o próximo período úmido, a partir de novembro. A análise da Nottus, empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios, indica ainda menor risco de longos intervalos de estiagem e com expectativa de chuva próxima ou até acima da média climatológica. Porém, esse quadro – mesmo que positivo – não assegura a recuperação plena dos reservatórios e, consequentemente, a segurança hídrica para o próximo ano. Portanto, é essencial o consumo consciente da água nos próximos meses.

Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Pelos estudos da Nottus, com base em modelos meteorológicos, a chuva deve evoluir de forma gradual, especialmente sobre o Estado de São Paulo, indicando um início do período úmido dentro da normalidade. “As previsões apontam para um verão com chuvas dentro ou acima da média nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Mesmo assim é essencial acompanhar a posição do corredor de umidade, que pode não abranger todas as áreas hidrológicas importantes do Sudeste, o que impactaria a recuperação desigual dos reservatórios”, afirma Desirée Brandt, sócia-executiva e meteorologista da Nottus.

A configuração do La Niña para a próxima estação traz ainda a expectativa de uma estação com temperaturas mais amenas, ou pelo menos dentro da média histórica, e com baixo risco de grandes ondas de calor. O cenário é favorável, mas necessita de vigilância de todos para manter o equilíbrio dos recursos hídricos. Portanto, o uso consciente da água é essencial neste processo.

Dicas para economia de água

No banheiro

  • Tome banhos mais curtos e feche a torneira ao se ensaboar – 5 minutos são suficientes para uma boa higiene.
  • Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou fazer a barba, mantenha a torneira fechada. Abra somente quando for mesmo necessário.
  • O vaso sanitário não deve ser usado como lixeira ou acionado à toa, pois consome muita água. Também evite jogar papel higiênico para não causar entupimentos.

Na cozinha

  • Antes de lavar a louça, retire os restos de comida dos pratos, talheres e panelas.
  • Deixe a torneira fechada enquanto ensaboa a louça e abra apenas no momento de enxaguar.
  • Caso tenha máquina de lavar louça, ligue apenas quando estiver cheia.

Na área de serviço

  • Junte o máximo de roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque.
  • A água que sai da máquina de lavar pode ser útil em outras atividades, como lavar a calçada, a varanda ou outra parte da casa.

Na área externa

  • Use vassoura e não mangueira para limpar a calçada, o quintal ou outras áreas da sua casa.
  • Ao cuidar das plantas, use um regador. Durante o verão, molhe de manhãzinha ou à noite, pois isso reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.
  • Se você tem piscina, faça a limpeza e a manutenção com produtos adequados. Assim você evita fazer trocas frequentes de água.

Outras dicas

  • Ao lavar o carro, use balde ao invés de mangueira.
  • Verifique com frequência se seu chuveiro, vaso sanitário, tanque ou torneiras apresentam vazamentos.
  • A instalação de arejadores e redutores de pressão colabora com a economia, fazendo com que torneiras e chuveiros gastem menos água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo